O Convento São Francisco vai receber, no domingo, a partir das 17h30, no seu auditório, um concerto que junta projetos musicais dos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.
Promovido por esta CIM, este é o concerto final do concurso “Convocatória Aberta”, iniciativa que consistiu numa convocatória aberta a projetos de música e/ou arte sonora, no âmbito da operação de Programação Cultural em Rede: Coimbra Região de Cultura. Este projeto percorreu os 19 municípios, valorizando a relação entre criação artística, o património cultural e estruturas culturais do território, envolvendo as comunidades locais e reforçando a notoriedade e a atratividade turística da região.
A CIM da Região de Coimbra recorda que “a implementação deste concurso, aberto à comunidade, partiu da constatação da existência na Região de um conjunto alargado e relevante de expressões musicais de inegável valor e importância”. Destaca, nessa matéria, “a excelência da formação e educação artística promovida no território, a qualidade da produção e a diversidade de estruturas dedicadas à música e a proliferação de projetos individuais com elevado potencial de sucesso no mercado musical”.
O concurso selecionou 19 projetos na área da música e arte sonora, dinamizados por agentes de toda a Região, promovendo a inclusão, o acesso e o sentimento de pertença ao projeto e a este território. O processo de seleção foi executado por um júri composto por um elemento fixo em representação da CIM Região de Coimbra e dois elementos por município, num total de 39 pessoas. Cada júri municipal e o elemento fixo selecionaram, por município, o projeto que o representaria e a quem foi entregue um prémio monetário no valor total de 2.500 euros.
O concerto final “Convocatória Aberto” vai reunir agora grande parte dos grupos em palco, assinalando assim o término deste projeto de partilha de conhecimento e transformação cultural.
Cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, este projeto integra o trabalho coletivo da Região no âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.