O Convento São Francisco apresenta um vasto programa no mês de agosto. Com acesso livre, as atividades e exposições estão à disposição de todos, nos vários espaços deste equipamento municipal.
Durante este mês, o público pode visitar a exposição “INSTRMNTS”, criada pelo músico e compositor Victor Gama, que apresenta um conjunto de 40 instrumentos musicais originais, onde o visitante é convidado a experimentar e a tocar. Ao percorrer os trajetos sugeridos, tem a oportunidade única de experimentar o som, a música, o design e a performance como elementos de primeiro plano na criação artística.
Associado a esta exposição INSTRMNTS há um programa de atividades composto por workshops, jogos e visitas guiadas. Dirigidas a públicos muito diversos, estas atividades estão disponíveis, mediante marcação, para todos os que pretendam visitar a exposição, quer seja em família ou em grupo.
O Convento São Francisco propõe ainda instalações sonoras, no âmbito do programa “Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade”, projeto desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube, em coorganização com o Município de Coimbra. Trata-se de um percurso composto por instalações sonoras de vários criadores, apresentadas em diversos espaços. Estão em exposição instalações de Adriana Sá e John Klima; Daniel Lopes, Mariana Seiça e Pedro Martins; Luís Antero; Miguel Carvalhais e Pedro Tudela; Marco Conceição e Rui Penha; do coletivo Moradavaga; de Nuno Torres e Vasco Pita; de Nils Meisel e Pedro Martins; e de Simão Costa e Marta Cerqueira.
Ancorado na pesquisa e no trabalho artístico desenvolvido sobre as paisagens sonoras da cidade de Coimbra, bem como de outras geografias, e sobre o tema “A Fala do Mundo”, estas instalações desenham um percurso sonoro pelos espaços deste equipamento municipal, que apela a outras formas de explorar e descobrir o lugar.
De entrada gratuita, estas atividades e exposições interativas estão patentes no Convento São Francisco até 1 de setembro, de quarta a segunda feira, entre as 15h00 e as 20h00.