A Águas de Coimbra continua a ser a entidade gestora de água que mais satisfaz os seus clientes no panorama nacional. A empresa municipal posicionou-se, pela nona vez, em primeiro lugar no estudo ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente no setor da água, um feito notável e inédito no âmbito deste estudo realizado pela Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Instituto Português da Qualidade, Associação Portuguesa da Qualidade e com o reconhecimento internacional da American Customer Satisfaction Index (ACSI).
Para além do setor da água, o ECSI Portugal avalia vários indicadores de gestão nos setores da banca, seguros, combustíveis, gás, eletricidade, comunicações e transportes de passageiros, estudando a opinião dos clientes das empresas com melhor desempenho em todas estas áreas. “Em nenhuma destas categorias de serviços, se verifica este fenómeno de consistência dos resultados ao longo de tantos anos (nove, sendo oito consecutivos), que a Águas de Coimbra apresenta; aspeto que já mereceu especial referência na sessão de apresentação dos resultados de 2018”, realça a empresa.
De referir que em 2019 foi acrescentado um parâmetro de avaliação ao estudo, que se refere à “presença digital”, e que avalia a performance online (redes sociais, media digitais, entre outros) e identifica o seu nível de impacto na lealdade do cliente. Neste indicador, a empresa alcançou 7,81 pontos em 10, situando-se imediatamente a seguir à EPAL, que atingiu 7,95 pontos na mesma categoria.
Em todas as restantes categorias, a Águas de Coimbra obteve a melhor classificação das empresas e entidades avaliadas, com destaque para os parâmetros “Lealdade” (8,68), “Confiança” (em que recuperou o primeiro lugar, com 8,64 pontos, após ter ficado na segunda posição, em 2018), “Qualidade apercebida” (8,66), “Imagem” (8,50), “Expetativas” (8,48), “Satisfação” (8,41), “Reclamações” (7,73) e “Valor apercebido” (7,57).
Esta distinção assume, como realça a empresa, “especial relevância, por ser a confirmação inequívoca da qualidade dos serviços que presta à população de Coimbra, tratando-se de um serviço público municipal com 130 anos de história, celebrados ao longo deste último ano”. Sublinha, ainda, que “é uma classificação atribuída pelos clientes”, o que lhe confere “um significado especial e deixa um sentimento de enorme satisfação a toda a equipa de colaboradores da empresa, ao mesmo tempo que os responsabiliza a procurarem melhorar continuamente o seu desempenho profissional”.