26 de Outubro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Construção de Centro Desportivo de Celas viabiliza requalificação da Arregaça

16 de Outubro 2020

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na segunda feira, uma proposta de abertura de concurso público para a construção do Centro Desportivo Integrado de Celas, que engloba a Piscina Municipal e que tem como contrapartida a reabilitação do edificado do Campo Municipal da Arregaça, um projeto com um custo estimado de 1,2 milhões de euros, segundo estudo prévio já aprovado pelo Município.

“Esta é uma forma da autarquia promover a requalificação, a edificação e modernização de infraestruturas desportivas, fortalecendo a rede de equipamentos do concelho, potenciando a proximidade com a comunidade e impulsionando, assim, o desenvolvimento e a qualidade da prática de atividade física regular pela comunidade”, explica a Câmara, recordando que a proposta de concessão, por um período único de 40 anos, de uma parcela de terreno e de um prédio urbano para este fim foi aprovada na reunião de Câmara de 8 de junho e na sessão da Assembleia Municipal no dia 30 do mesmo mês.

O Centro Desportivo Integrado de Celas incluirá dois prédios – um prédio urbano, composto pela Piscina Municipal de Celas, cuja área de implantação é de 1670 m2, com uma cércea prevista de dois pisos; e uma parcela de terreno contígua à Piscina Municipal, desanexada do prédio rústico designado por “Quinta das Albergarias”, que tem uma área de implantação de 1445 m2, com uma cércea prevista de dois pisos.

A nova infraestrutura desportiva, que integrará a Piscina, surge assim da oportunidade de modernizar o equipamento municipal (fortemente danificado com a passagem do furacão Leslie) e ampliar o espaço, passando a incluir áreas destinadas a outras modalidades desportivas. Vai ficar situada, como realça a autarquia, numa “zona de elevada densidade populacional, próximo de diversos estabelecimentos de ensino e de saúde, sendo essencial que o espaço seja dinamizado e se promova a prática de atividade física”. O objetivo é que possa ser usufruído pelos atletas, desportistas e comunidade em geral, promovendo a inclusão e o acesso a todos os utilizadores. Para tal, estão previstos vários espaços, como uma piscina, sauna, banho turco, jacuzzi, squash ou outro, sala/parede de escalada, salas de aula para grupos, salas de exercício e musculação, sala polivalente de apoio, sala de primeiros socorros, balneários e demais instalações de apoio.

O concessionário ficará encarregue da elaboração e aprovação do projeto de arquitetura completo e respetivos projetos de especialidades relativos ao Centro Desportivo, a realização das obras necessárias e a exploração da infraestrutura.

A contrapartida da concessão e exploração é a requalificação do edificado do Campo Municipal da Arregaça, de acordo com o estudo prévio do projeto de arquitetura elaborado pelos serviços municipais e aprovado pelo executivo em junho de 2017, com um custo estimado de 1,2 milhões de euros (mais IVA).

Este estudo prévio define que o Campo Municipal da Arregaça vai passar a dispor de um novo edifício de apoio à prática desportiva, que substituirá as instalações de apoio existentes. Prevê, assim, a criação de um novo imóvel, com dois pisos, que irá albergar várias valências, nomeadamente balneários para atletas e árbitros, sala de primeiros socorros, de reuniões e de Direção, um ginásio para a prática de ginástica artística, instalações sanitárias públicas e um equipamento de restauração no rés-do-chão, articulado com uma praça a criar de utilização coletiva.

O terreno do complexo desportivo da Arregaça, pertencente ao Município, tem uma área de 10.856,50 m2, sendo ocupado atualmente pelo campo de futebol e bancadas e por instalações de apoio à prática desportiva. O projeto a apresentar pelo concorrente manterá o campo de futebol e a bancada, com cerca de 450 lugares, substituindo as instalações de apoio existentes por um novo edifício que vai albergar várias valências desportivas, valorizando assim toda aquela área.

Fica ainda previsto que a envolvente do Campo Municipal da Arregaça venha a apresentar, de futuro, melhores condições para circulação pedonal e de bicicleta sem, contudo, eliminar as vias destinadas a veículos motorizados.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM