A Confraria da Rainha Santa Isabel celebra a quadra natalícia com um conjunto diversificado de atividades, associando-se algumas delas à candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura.
O programa começa amanhã (dia da evocação de Nossa Senhora da Expectação), com um Concerto de Natal, pelo Coro de Santo Agostinho, da vizinha Paróquia de Santa Cruz de Coimbra, sob a direção de Bruno Costa. O espetáculo começa às 21h15, na Igreja da Rainha Santa Isabel.
No dia 24, véspera de Natal, será celebrada a tradicional missa da meia noite do Natal do Senhor, às 22h30, na Igreja da Rainha Santa Isabel, onde serão também celebradas eucaristias no dia de Natal e no dia 1 de janeiro, às 11h00.
As festividades terminam a 9 de janeiro, com um concerto musical, a partir das 15h00, pelo grupo de metais da Sociedade Musical Recreativa Instrutiva e Beneficente Santanense, sob a direção do maestro Francisco Relva Pereira.
Ainda dentro de espírito natalício e de promoção da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura, às quartas feiras e domingos, às 15h00, até 5 de janeiro, a Confraria da Rainha Santa Isabel oferece à cidade e a todos os visitantes uma visita guiada gratuita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. Cumprindo as regras de saúde impostas pela pandemia, cada visita guiada só pode ter 12 participantes. Caso haja mais, poderá realizar-se de seguida uma segunda visita guiada, igualmente gratuita.
Quer para os eventos culturais do programa, quer para as visitas guiadas, a entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, presencialmente na Igreja da Rainha Santa Isabel, através dos telefones 239 441 674 e 918 048 310 ou do e-mail secretario@rainhasantaisabel.org.
A Confraria assegura que todo o programa de Natal “decorrerá no estrito cumprimento das regras e orientações das autoridades de saúde, nomeadamente sendo obrigatório o uso de máscara”. Explica ainda que este programa não altera nenhuma das celebrações religiosas habituais na Igreja da Rainha Santa Isabel, que se mantêm.