A Confraria da Rainha Santa Isabel evoca a Festa da Titular da sua Igreja e o aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal com um programa que começou anteontem e continua hoje e amanhã.
Com estas cerimónias evoca o momento da trasladação do corpo da Rainha Santa Isabel do túmulo de pedra, onde jazia desde 1336, para o túmulo de prata mandado fazer por D. Afonso de Castelo Branco, a 27 de outubro de 1677. Recorda também a segunda trasladação, dois dias depois, a 29 de outubro de 1677, já do túmulo de prata, desde o velho Mosteiro de Santa Clara-a-Velha para o novo de Santa Clara-a-Nova.
De acordo com a Confraria, “o dia 29 de outubro foi, durante mais de um século, a segunda data mais importante do novo Mosteiro de Santa Clara”, sendo o dia da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel.
As celebrações deste aniversário continuam hoje, às 18h00, com a celebração de missa de ação de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal. Para amanhã, às 21h30, está marcado um concerto musical com peças sacras pelo coro vocal familiar AnçãBle.
A Confraria realça que a entrada no concerto é gratuita, embora sujeita a inscrição prévia por haver limitação do número das pessoas presentes. Realça também que este programa não altera nenhuma das celebrações religiosas habituais na Igreja da Rainha Santa Isabel.