13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Condeixa recupera moinho de vento da Serra de Janeanes

12 de Março 2021

O moinho de vento da Serra de Janeanes, em Condeixa, vai ser requalificado. De acordo com a autarquia, a intervenção representa um investimento de 61 mil euros e visa devolver a dignidade e assegurar a conservação deste moinho, uma peça da arqueologia industrial de grande valor histórico, pela sua raridade, que foi já considerado pela Sociedade Internacional de Molinologia como uma “peça autêntica de grande valor para a história da tecnologia”.

“O moinho de vento da Serra de Janeanes tem, seguramente, um grande valor patrimonial e capital simbólico e era, desde há vários anos, alvo da nossa atenção. Vamos poder agora, finalmente, avançar com a sua recuperação, devolvendo-lhe a dignidade de outrora, enquadrado numa paisagem que é, também, única”, anuncia o presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Costa.

Este equipamento surgiu no oriente, no século XI, tendo-se espalhado pela Europa. Atualmente trata-se de “uma raridade”, não apenas porque conservou a sua forma original, assim como os materiais empregues, mas, também, pelo enquadramento paisagístico de rara beleza em que se encontra.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM