O Convento São Francisco (CSF), em Coimbra, vai receber amanhã (14) mais de 130 artistas, entre coralistas portugueses e músicos polacos, para um concerto sinfónico internacional.
“Um concerto de características únicas e irrepetíveis que resulta de uma conjugação de esforços nacionais e internacionais que muito nos orgulham”, partilhou a organização, indicando que o espetáculo é dirigido pelo maestro Artur Pinho Maria.
Assim, amanhã (14) às 21h30, no grande auditório do CSF, estarão em palco os 90 membros do Coro Sinfónico Inês de Castro e os 43 músicos que compõem a Orquestra Sinfónica Polaca, bem como o pianista Bernardo Santos, as solistas Leonor Barbosa de Melo (soprano) e Gisela Sachse (mezzo-soprano), Bruno Almeida (tenor) e Pedro Telles (barítono).
Trata-se do concerto sinfónico de encerramento do XI Ciclo de Requiem que, em março e abril, “proporcionou novamente ímpares concertos” à cidade de Coimbra com a interpretação de obras de “célebres compositores”, como Estevão de Brito (1575-1641), Haydn (1732-1809), Mozart (1756-1791), Fauré (1845-1924) e o polaco contemporâneo Henrik Botor, salientou o Coro Inês de Castro.
“Graças aos intercâmbios firmados entre a Associação Ecos do Passado, o seu Coro Sinfónico e Orquestra Inês de Castro, o XI Ciclo de Requiem de Coimbra é marcado pela presença em Coimbra da Orquestra Filharmonia Podkarpacka de Rzeszów”, acrescentou.
Este espetáculo, sublinhou a organização, “tem ainda a particularidade de ser um concerto participativo, reunindo em palco diversas gerações do Coro Sinfónico Inês de Castro e cantores de vários pontos do país e nacionalidades que responderam afirmativa e entusiasmadamente à chamada para cantar a emblemática e irresistível obra Requiem de Mozart”.
Este evento é uma organização conjunta da Associação Ecos do Passado – Coro Sinfónico Inês de Castro, Câmara de Municipal de Coimbra e do Convento São Francisco.