21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Concerto de jazz junta 90 músicos em Febres, Figueira e Soure

10 de Setembro 2021

O Pavilhão Multiusos de Febres, no concelho de Cantanhede, recebe hoje, às 21h00, um grande concerto de jazz. A cantora Jacinta vai subir ao palco acompanhada pelo Ensemble Sinfónico, orquestra formada por músicos das filarmónicas Ançanense, a Marialva de Cantanhede, de Covões e da Associação Musical da Pocariça, juntamente com os oriundos das 14 bandas dos concelhos da Figueira da Foz e Soure.

Trata-se do primeiro espetáculo que a artista vai realizar no âmbito do “Happy Jazz – A Música que nos Une” e que será replicado amanhã e domingo, respetivamente no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e na Praça da República de Soure.

A entrada é livre mas limitada aos 300 lugares sentados no Multiusos de Febres. Está, também, sujeita à apresentação de bilhete que pode ser levantado nas instalações da Escola Conde Ferreira, sendo obrigatório o uso de máscara. Além disso, haverá controlo de temperatura na entrada e orientação ordenada no processo de entrada e saída sob orientação de elementos da organização, que exigirão ainda o escrupuloso cumprimento das normas instituídas pela Direção-Geral de Saúde no âmbito do combate à pandemia da covid-19.

O Ensemble Sinfónico é uma das vertentes do projeto concebido no âmbito de uma candidatura à “Programação Cultural em Rede” através da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra. O objetivo é promover o desenvolvimento artístico dos instrumentistas no campo do jazz com a realização de um estágio intensivo que está a decorrer esta semana sobre direção do maestro Claus Nymark.

Os espetáculos a realizar nos concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz e Soure com Jacinta representam o culminar desse processo, que contempla o ensaio dos arranjos musicais realizados para o efeito pelo músico, compositor e arranjador Rodrigo Neves. Um dos momentos altos do evento será a estreia mundial de “Jazz Roots”, tema encomendado no âmbito do “Happy Jazz – A Música que nos Une” a César Cardoso, compositor de referência nacional que é também responsável pela orquestração em formato sinfónico, para que, após a estreia, possa ser interpretada pelos coletivos de todas as bandas envolvidas no projeto.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM