28 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Concerto da Orquestra Clássica do Centro homenageia vítimas da pandemia

1 de Abril 2021

As vítimas da pandemia de covid-19 são homenageadas amanhã pela Orquestra Clássica do Centro (OCC) com o “Requiem” de Mozart, num concerto marcado para as 19h00, na Igreja de Santa Justa.

Este espetáculo marca o reinício da atividade da formação e integra-se no Ciclo de Concertos da Justiça, intitulado “In Memorian Vítimas da pandemia covid-19”.

“Fazemo-lo com profundo respeito e em memória de todos os que sofrem ou sofreram e já não cá estão e por quem sofreu com a partida de quem cá não está. É uma situação triste que nos toca a todos, aqui, no país e no mundo. Vamos interpretar esta obra que tantas vezes se toca na época da Páscoa, em homenagem às vítimas”, explica Emília Martins, presidente da Direção da OCC.

Interpretado ao vivo sem público – “com parecer favorável das autoridades de saúde”, frisa Emília Martins -, o “Requiem” será transmitido pela internet e será a primeira atuação do ano da Orquestra, que está com “grande alegria” por poder voltar a juntar-se.

“Há uma grande ansiedade e vontade de voltar, isso é muito claro”, revela a responsável, garantindo que entre os 32 músicos reina “um espírito de muito respeito” pelas condicionantes impostas, para que “todos possam o mais depressa possível estar juntos e realizar mais concertos com regularidade”.

Com a OCC, apresenta-se o Coro Coimbra Vocal e Paulo Ferreira (tenor), Tiago Matos (barítono), Patrícia Quinta (mezzo soprano) e Leonor Oliveira (soprano), com direção de Cláudio Ferreira.

O “Requiem” de Mozart será transmitido amanhã, a partir das 19h00, através do site www.justicatv.com, numa iniciativa do Tribunal da Relação de Coimbra.

De referir ainda que a OCC e o Coro Coimbra Vocal assinaram, anteontem, um protocolo de colaboração mútua entre as duas associações, dando continuidade ao trabalho conjunto que tem vindo a ser realizado desde a apresentação do Coro, a 8 de fevereiro de 2020. As duas instituições tiveram agendados vários concertos no ano passado, designadamente na Semana Cultural ou Natal que infelizmente não foi possível concretizar em virtude da covid-19 que obrigou ao seu cancelamento . Estão agora a programar outras iniciativas conjuntas, sendo o espetáculo de amanhã uma delas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM