22 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Concertinistas vão atuar amanhã na Praça 8 de Maio

15 de Julho 2022

A Praça 8 de Maio, na Baixa de Coimbra, vai ser palco este sábado (16 de julho), a partir das 21h00, do sexto Encontro Distrital de Concertinas, reunindo vários grupos que prometem proporcionar momentos de animação ao som de muitos acordes.

Segundo o presidente do Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara, entidade organizadora, trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo “promover a música tradicional portuguesa”. “A concertina convida o público a sentir tradição, a ouvir os acordes da concertina e, claro, a dar um pezinho de dança”, destacou Vítor Pereira.

Um momento que também permite às pessoas de mais idade “recordar temas antigos e incutir o gosto por este género musical aos mais jovens, que também aparecem e se divertem connosco”.

“E é isto que queremos. Que as pessoas convivam, dancem e se divirtam com o nosso espetáculo”, acrescentou.

O VI Encontro Distrital de Concertinas vai contar com as atuações do Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara, (Bordalo, Coimbra), do Grupo de Concertinas Juventude Branquense, (Branca, Albergaria-a-Velha), do Acordeonista João Nunes (Beiçudo, Condeixa), das Concertinas Sons de Vilarinho (Lousã) e da Associação de Concertinas do Marquês (Pombal).

“Cada um dos participantes vai atuar durante cerca de meia hora, num espetáculo com a duração de duas horas e meia”, adiantou Victor Pereira, com a expetativa de ter “a casa cheia” tal como nas edições anteriores, “que se têm revelado um êxito”.

O evento tem o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da Alcancemelodias – Associação de Concertinas e da Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas.

O Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara nasceu em 2015 e conta atualmente com 10 elementos. Entre vozes, concertinas, viola e cavaquinho são 10 os elementos, entre os 18 e 71 anos, que mostram o seu reportório de norte a sul do país, centrado na divulgação da música tradicional portuguesa.

“Todos os fins de semana temos atuações, além de nos deslocarmos a lares, a instituições e a outros tantos espaços para animar aqueles que não têm acesso à música ao vivo”, afirmou o presidente Victor Pereira.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM