Quem tiver vales do “Programa de apoio às famílias afetadas pela covid-19 e ao comércio local” deve utilizá-los até ao dia 31 de janeiro nos estabelecimentos comerciais aderentes.
O prazo para candidaturas ao “Coimbra Apoia” terminou no último dia de 2021, tendo a Câmara Municipal definido que as famílias podem utilizar os vales até ao fim do mês. Já os estabelecimentos podem remeter os pedidos de reembolso até 15 de fevereiro.
Recorde-se que este programa começou há mais de um ano, tendo como objetivo apoiar as famílias do concelho que perderam rendimentos durante a pandemia, bem como o comércio local. Inicialmente estava previsto terminar no final do mês de janeiro de 2021 mas depois, devido à evolução da pandemia, foi prorrogado até 31 de dezembro, data em que encerrou o prazo para novas candidaturas. Tinha, numa primeira fase, uma verba disponível de meio milhão de euros, tendo sido canalizado para este apoio parte do orçamento previsto para a programação de Natal daquele ano, que a autarquia cancelou devido ao agravamento da situação pandémica.
Este programa que agora chega ao fim teve como objetivo apoiar as famílias e os estabelecimentos comerciais, com exceção das grandes superfícies. Funcionou através de vales de compras, cujo valor variou entre os 160 e os 460 euros, mediante a composição do agregado familiar. Estes vales só podem ser utilizados em estabelecimentos de comércio local de Coimbra, que tenham aderido previamente ao programa e exclusivamente na aquisição de bens essenciais, tais como alimentação, roupa, artigos de higiene e limpeza, equipamentos de proteção individual, calçado, eletrodomésticos, artigos para o lar e outros equiparados. Toda a informação está disponível em http://natal2020.cm-coimbra.pt.