27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra vai ter iluminação de Natal mais cedo e reforçada

30 de Outubro 2020

Coimbra promete ter mais brilho neste Natal. A Câmara Municipal vai reforçar a iluminação por todo o concelho, que contemplará, este ano, mais nove locais da cidade. Ao todo, são 420 mil as luzes que vão ser ligadas a 27 de novembro, tornando assim a cidade mais atrativa para visitantes mas também para o próprio comércio e restauração.

A animação de Natal vai chegar a Coimbra já no próximo dia 27 de novembro. Falta, portanto, menos de um mês para que as luzes comecem a brilhar, embelezando e tornando mais atrativa a cidade nesta quadra festiva.

A vereadora da Cultura, Carina Gomes, anunciou, na reunião do executivo de segunda feira, que a iluminação vai ser reforçada por todo o concelho, surgindo este ano em mais nove locais. Esta medida visa, como explicou, canalizar para esta vertente o investimento que habitualmente é disponibilizado para atividades ao ar livre e que este ano, devido às restrições e contingências derivadas da pandemia Covid-19, não se realizaram.

Serão, assim, 420 mil as luzes que vão dar brilho à cidade nesta quadra natalícia, começando a iluminar a cidade mais cedo do que o habitual, convidando a passeios pelos lugares embelezados, que incidem sobretudo nos locais de comércio e restauração, setores muito afetados pelas medidas de contingência da pandemia.

A iluminação começou a ser montada esta semana pela cidade. Vai chegar este ano a mais nove locais – Praça das Bandeiras (no Convento São Francisco), rotunda da Praça das Cortes, Rua da Sota, entrada das Escadas do Gato, Largo do Romal, Largo da Freiria, Largo das Olarias, Largo de Celas e zona comercial do Girassolum.

A Praça da República vai ficar toda iluminada e está ainda a ser ponderada a instalação de outros elementos, como forma de apoio aos estabelecimentos de bebidas e restauração que circundam este local. A Avenida Sá da Bandeira também irá receber iluminação, com luzes dos dois lados, alternadamente em cada árvore, iluminação essa que prosseguirá quer pela Rua Ferreira Borges e Visconde da Luz, quer pela Rua da Sofia.

O edifício de Câmara vai ficar com 19 cortinas de iluminação e mesmo em frente ao espaço vai estar uma árvore de Natal “photo point” com mais de sete metros de altura, para as habituais fotografias alusivas à época, acompanhada de uma estrutura com a marca #Coimbra. Aliás, não será o único local, também a zona da Portagem e a Praça das Cortes vão receber estruturas com a marca #Coimbra. Como habitualmente, várias árvores de Natal vão embelezar praças e largos da Baixa e várias rotundas vão estar enfeitadas com a mensagem luminosa de “Boas Festas”.

A autarquia continua a apostar na iluminação “amiga do ambiente”, utilizando LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético. A iluminação de Natal, que representa um investimento global que poderá ascender aos 180 mil euros, vai brilhar de 27 de novembro a 6 de janeiro, todos os dias entre as 17h00 e as 02h00, com a exceção das sextas feiras e sábados e dos dias 24, 25 e 31 de dezembro, em que permanecerão ligadas até às 04h00.

Com este programa, a autarquia pretende “promover a atratividade da cidade e dinamizar a economia local, diminuindo os impactos negativos que resultaram do confinamento e das medidas de contingência impostas pelo curso da pandemia, mas sempre assegurando e vigiando o cumprimento das orientações das autoridades da saúde para este período difícil que a cidade, o país e o mundo atravessam”.

Os espaços que estarão iluminados

A iluminação de Natal vai embelezar vários pontos da cidade. De acordo com a Câmara de Coimbra, os espaços abrangidos são: Praça das Bandeiras, no Convento São Francisco, rotunda em frente ao Convento São Francisco (Rossio de Santa Clara); Av. João das Regras; Praça das Cortes; rotunda da Praça das Cortes; Ponte Santa Clara; zona da Portagem/entrada na Ponte de Santa Clara; Largo da Portagem; Rua da Sota; entrada das Escadas do Gato; Rua Ferreira Borges; Rua Visconde da Luz; Praça 8 de Maio e junto à entrada dos Paços do Município; entradas das Ruas Corpo de Deus, Martins de Carvalho (Figueirinhas), do Corvo, da Loiça, da Moeda, Direita, das Padeiras, Adelino Veiga e das Azeiteiras; Largos do Romal, do Poço, da Freiria; do Paço do Conde e das Ameias; Rua dos Sapateiros; Quebra Costas; Rua da Sofia; Mercado Municipal D. Pedro V; Av. Sá da Bandeira; Praça da República; Terreiro da Erva; Rotundas da Casa do Sal, das Lages, da Proteção Civil/CBS (Vale das Flores) e das Palmeiras (Solum), Largo da Cruz de Celas e zona comercial do Girassolum.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM