Coimbra não está entre as cidades finalistas a Capital Europeia da Cultura 2027, tendo passado à fase final as cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora.
Mas, apesar de Coimbra ter saído desta “corrida”, a Câmara Municipal pretende continuar o trabalho feito com a candidatura, sendo sua intenção continuar a trabalhar para se afirmar, cada vez mais, como “uma enorme referência cultural”.
“Infelizmente, Coimbra não é uma das cidades finalistas da competição que irá eleger a Capital Europeia da Cultura em 2027. Contudo, não poderia deixar de ressalvar o enorme orgulho nesta candidatura e todo o trabalho de preparação deste processo, que foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos”, sublinhou o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva. Explica, ainda, que apesar de Coimbra não avançar para a próxima fase do concurso, mantém-se “a ambição” de implementar este “projeto cultural que visa elevar não só a cidade, como toda a região”. “Vamos continuar a apostar na inovação, renovação, cosmopolitismo e reedificação que sonhamos para Coimbra”, assegura o autarca.
O coordenador do Grupo de Trabalho da Candidatura de Coimbra, Luís de Matos, defende também que o “trabalho deve continuar para que não se perca o que se conseguiu”. Considera que “esta candidatura foi apenas o ‘rastilho’ para tornar a cidade numa referência cultural a nível nacional e internacional”.