21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra unida puxa pelo comércio local

11 de Dezembro 2020

O comércio local vive, tal como sucede na maioria dos setores de atividade, tempos difíceis. A pandemia não poupa ninguém e, neste ano atípico, é urgente que todos olhemos por nós mas também pelos outros, numa postura solidária, generosa e de compreensão que ajude a manter viva a esperança de que dias melhores virão e de que, juntos, será possível vencer a Covid-19 e a crise que está a provocar.

Coimbra tem sido um exemplo de solidariedade. Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e várias entidades da cidade têm dado um sinal claro de perseverança, com respostas várias que se vão adaptando às necessidades que vão surgindo.

Nesta quadra natalícia, mais propícia ao consumo, muitas das atenções focam-se no comércio local. Recorde-se que a autarquia lançou um programa para apoiar as famílias e simultaneamente este setor de atividade, através da atribuição de vales às famílias que sofreram quebras acentuadas no rendimento fruto da pandemia, vales esses que só podem ser descontados nos estabelecimentos comerciais de proximidade. Numa primeira fase, o Município canalizou meio milhão de euros para este programa, valor que, como frisou o presidente Manuel Machado, poderá ser reforçado caso se justifique.

A par com este programa, outras iniciativas foram surgindo e muitas vozes se levantaram em defesa do comércio local. Diversas personalidades públicas, bem conhecidas dos portugueses, têm feito pequenos vídeos onde sensibilizam para a importância de, nesta quadra mas também ao longo de todo o ano, privilegiar o comércio local. Estes vídeos estão publicados na página do facebook da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) – https://www.facebook.com/baixadecoimbra -, onde estão já perto de duas dezenas de testemunhos.

Os vídeos de Bruno Aleixo (comentador), Eunice Muñoz (atriz), Gracinda Nave (atriz), Éder (futebolista), Cleia Almeida (atriz), Manuel Luís Goucha (apresentador de televisão), Iva Lamarão (apresentadora de televisão), Nuno Botelho e Pedro Lopes (músicos e empresários), Inês Santos (cantora), Luís de Matos (mágico), José Rebola (músico), Tiago (músico), João Costa (jogador de futebol), Catarina Camacho (apresentadora de televisão), Delfim Leão (vice-reitor da Universidade de Coimbra para a Cultura), Ricardo Kalash (ator), Manuel Rebanda (Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra) e Luís Travassos (músico) podem ser vistos nesta página. São, no fundo, diferentes vozes que se fazem ouvir com o objetivo comum de atrair mais pessoas ao comércio local e de dinamizar este setor neste ano difícil que vivemos.

Também com este objetivo, a APBC e a Casa da Esquina promovem o evento Rua Marquise, que permitiu a ilustração das montras de nove estabelecimentos comerciais do centro histórico da cidade.

Nesta quadra festiva, Coimbra encontra-se também mais bonita, com 420 mil luzes de Natal a darem mais brilho à cidade até 6 de janeiro, incidindo sobretudo em zonas de comércio e restauração, criando assim “um atrativo extra” para apoiar um setor que, como realça a autarquia, “tem sido dos mais afetados pelas medidas de contingência da pandemia”.

A iluminação natalícia é ligada todos os dias às 17h00 e encontra-se na Praça das Bandeiras, no Convento São Francisco, rotunda em frente ao Convento São Francisco (Rossio de Santa Clara); Avenida João das Regras; Praça das Cortes; rotunda da Praça das Cortes; Ponte Santa Clara; zona da Portagem/entrada na Ponte de Santa Clara; Largo da Portagem; Rua da Sota; entrada das Escadas do Gato; Rua Ferreira Borges; Rua Visconde da Luz; Praça 8 de Maio e junto à entrada dos Paços do Município; entradas das Ruas Corpo de Deus, Martins de Carvalho (Figueirinhas), do Corvo, da Loiça, da Moeda, Direita, das Padeiras, Adelino Veiga e das Azeiteiras; Largos do Romal, do Poço, da Freiria; do Paço do Conde e das Ameias; Rua dos Sapateiros; Quebra Costas; Rua da Sofia; Mercado Municipal D. Pedro V; Av. Sá da Bandeira; Praça da República; Terreiro da Erva; Rotundas da Casa do Sal, das Lages, da Proteção Civil/CBS (Vale das Flores) e das Palmeiras (Solum), Largo da Cruz de Celas e zona comercial do Girassolum.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM