15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Coimbra unida pelo coração”: Gincana convida a olhar pela saúde

17 de Maio 2019

A população de Coimbra é convidada a participar amanhã (18 de maio), das 10h00 às 17h00, na quarta edição do “Coimbra unida pelo coração”, um projeto que sensibiliza para a importância de prevenir as doenças cardiovasculares e que incentiva as pessoas a dar mais atenção à sua saúde.

Promovido pela Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), este projeto conta com o envolvimento das quatro Unidades de Cuidados Comunitários de Coimbra (ACeS Baixo Mondego), do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e da Escola Superior de Educação de Coimbra que, em conjunto, mobilizam recursos para fazer a habitual “Gincana do Coração”, que vai percorrer vários locais da cidade.

Lançado em maio de 2016, o “Coimbra Unida pelo Coração” tem como finalidade mobilizar os diferentes recursos de saúde e outros da comunidade de Coimbra para a prevenção e tratamento da doença cardiovascular. Pretende, como explica a Delegação de Coimbra da FPC, “criar uma rede comunitária de serviços de saúde” que permita identificar os riscos, alertar para a importância de um estilo de vida saudável e sensibilizar para a vigilância. Durante a “gincana”, os participantes vão poder também avaliar os fatores de risco, através de vários rastreios, e receber informação especializada em vários postos temáticos dispersos pela cidade.

Participam nesta iniciativa cerca de 100 pessoas, numa equipa multidisciplinar que junta enfermeiros, médicos de família, cardiologistas, pneumologistas, técnicos de cardiopneumologia, psicólogos, nutricionistas, instrutores de zumba e Chi Kung e osteopata.

Os utentes são convidados a “passear” por Coimbra, de autocarro gratuito, passando pelos postos que quiserem (com recurso a um mapa e pulseira identificativa) – Casa do Chá do Jardim da Sereia, Alma Shopping, Parque da Canção, Exploratório, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Café Santa Cruz e Museu da Água. Em cada um dos postos, os utentes têm aconselhamento personalizado às suas necessidades e podem desfrutar também de várias atividades lúdicas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM