14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra Trail Santo António dos Olivais une quatro freguesias

20 de Setembro 2019

O Coimbra Trail Santo António dos Olivais vai ligar quatro freguesias do concelho – Santo António dos Olivais, Torres do Mondego, Brasfemes e União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. Marcada para 29 de setembro, esta prova vai percorrer trilhos e caminhos sobretudo de natureza, num percurso de grande beleza que vai contar com cerca de um milhar de participantes, a correr ou caminhar.

Aberto a participantes de todas as idades, este evento começa e acaba no “coração” dos Olivais, no Largo Padre Estrela Ferraz, e tem disponíveis quatro modalidades – um Ultra Trail de 43 km, um Trail de 26 km, um Mini Trail de 10 quilómetros e uma caminhada, com a mesma distância e percurso do Mini Trail.

Apresentação do Coimbra Trail Santo António dos Olivais

Organizado pelo Coimbra Trail Running, Câmara Municipal de Coimbra, Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC), esta competição foi apresentada anteontem, na Junta dos Olivais, e conta já com 32 equipas e mais de 900 participantes inscritos, oriundos de seis nacionalidades – Portugal, Espanha, Polónia, Suíça, Bolívia e Brasil. Destes, apenas cerca de 30 por cento são atletas do concelho de Coimbra.

Como as inscrições só terminam domingo, David Amaral, do Coimbra Trail Running, estima que possam atingir ou ultrapassar o milhar, sendo que há um limite máximo de 1.200 participantes, distribuídos pelas várias provas.

David Amaral congratula-se com a dimensão desta prova que vai dar a conhecer “os trilhos que estão aqui a dois passos da cidade”, ligando Coimbra e que podem ser usados por todos aqueles que aí queiram fazer os seus treinos ou, simplesmente, caminhar.

A organização destacou também a dedicação que todos os parceiros colocam nesta prova, “limpando e marcando trilhos, garantindo todo o apoio necessário e proporcionando um agradável convívio no final”, no Largo dos Olivais, onde não faltará a sopa da pedra e outras atrações. Salientou ainda os cuidados que têm com o ambiente, ostentando o título de Ecoevento da ERSUC, que se traduz não só na redução e separação de lixo mas também na reutilização de faixas de marcação e dos próprios tapetes de chegada.

O presidente da ADAC, David Soares, anunciou a realização do primeiro Campeonato Distrital de Ultra Trail da associação, que integra a prova do Ultra Trail, onde estarão cerca de 60 atletas (de todos os escalões). Enalteceu também o forte crescimento que o atletismo tem tido não só no concelho como em todo o distrito.

Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, destacou a dimensão da prova, bem como o facto de “dar a conhecer a parte rural das freguesias, não andando só na parte de estrada da cidade”. Considera que se trata de um evento muito importante para a freguesia, que se mobilizou para que os trilhos estejam limpos e sejam asseguradas todas as condições necessárias à boa realização da prova.

Carlos Cidade, vereador de Desporto e vice-presidente da Câmara de Coimbra, sublinhou que é importante que as atividades desportivas cresçam na cidade e considera que é “uma obrigação” da Câmara e das juntas “apoiar eventos relevantes e que possibilitam a prática desportiva a todos”.

O Ultra Trail começa às 8h00, o Trail às 9h00 e o Mini Trail e a caminhada às 9h20. As inscrições podem ser efetuadas até domingo, no site http://www.coimbratrail.pt/.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM