Coimbra não terá, este ano, a tradicional pista de gelo, o carrossel parisiense, a casinha do Pai Natal, as atividades infantis, o concerto de inauguração da iluminação de Natal e toda a vasta programação natalícia habitual. A Câmara anunciou já que, no atual contexto de pandemia, estes eventos ficam sem efeito, mantendo apenas a iluminação festiva pelas ruas da cidade, que vai ser ligada mais cedo e reforçada. Vai chegar a mais nove locais, que incidem sobretudo em zonas de comércio e restauração, criando assim “um atrativo extra” para apoiar um setor que, como realça a autarquia, “tem sido dos mais afetados pelas medidas de contingência da pandemia”.
O cancelamento deste programa, que a Câmara realiza há sete anos consecutivos, tem caráter preventivo, uma vez que, dada a sua atratividade, poderia tornar-se num “foco incontrolável de aglomeração de pessoas”.
Recorde-se que o Município tinha já anunciado o reforço da iluminação de Natal, com 420 mil luzes a serem ligadas no dia 27 de novembro, portanto uns dias mais cedo do que habitualmente. Irão dar, então, mais brilho à cidade, incentivando as pessoas a passearem pelos lugares iluminados, comprando no comércio e restauração local, respeitando sempre as medidas de contingência das autoridades de saúde e os horários determinados pelo Governo.
A iluminação natalícia vai ser ligada todos os dias mais cedo, pelas 17h00, e as luzes ficarão ligadas mediante os horários que venham a ser impostos a nível nacional. Vai embelezar vários pontos da cidade, nomeadamente Praça das Bandeiras, no Convento São Francisco, rotunda em frente ao Convento São Francisco (Rossio de Santa Clara); Av. João das Regras; Praça das Cortes; rotunda da Praça das Cortes; Ponte Santa Clara; zona da Portagem/entrada na Ponte de Santa Clara; Largo da Portagem; Rua da Sota; entrada das Escadas do Gato; Rua Ferreira Borges; Rua Visconde da Luz; Praça 8 de Maio e junto à entrada dos Paços do Município; entradas das Ruas Corpo de Deus, Martins de Carvalho (Figueirinhas), do Corvo, da Loiça, da Moeda, Direita, das Padeiras, Adelino Veiga e das Azeiteiras; Largos do Romal, do Poço, da Freiria; do Paço do Conde e das Ameias; Rua dos Sapateiros; Quebra Costas; Rua da Sofia; Mercado Municipal D. Pedro V; Av. Sá da Bandeira; Praça da República; Terreiro da Erva; Rotundas da Casa do Sal, das Lages, da Proteção Civil/CBS (Vale das Flores) e das Palmeiras (Solum), Largo da Cruz de Celas e zona comercial do Girassolum.
Relativamente à festa de fim de ano, a Câmara adianta que “já é certo que não se irá realizar nos moldes habituais”, estando a avaliar como poderá animar a noite de passagem de ano das famílias conimbricenses no atual contexto da pandemia, apelando a que todos ficam em segurança nas suas habitações.