25 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra recorda Miguel Torga

18 de Janeiro 2019

Coimbra recorda Miguel Torga por ocasião dos 24 anos da sua morte. A Câmara Municipal está a promover um conjunto de ações que evoca a vida e obra deste importante escritor da literatura portuguesa.

O programa abriu ontem com o “Roteiro Miguel Torga”, que incidiu sobre os lugares e as vivências do poeta na cidade, e a inauguração de duas exposições documentais e bibliográficas.

Na Biblioteca Municipal de Coimbra encontra-se, até 17 de março, a mostra “Miguel Torga: 1907-1995”, que evoca a vida e a obra do escritor através de documentos que correspondem a uma parte substancial do seu espólio. Reúne raríssimos manuscritos de poemas conservados por Torga, dactiloscritos de prefácios e de contos (com emendas à mão), primeiras edições, traduções para diversos idiomas, bem como cópias de cartas do autor a diversas personalidades, de que é exemplo a carta escrita nas Termas de Monfortinho, em 25 de setembro de 1941, a Vitorino Nemésio. Realce, ainda, para as inúmeras fotografias que retratam o seu percurso como escritor e médico, fruto de doação da sua filha, Clara Rocha, ao Município de Coimbra, em 2004.

Na Sala de Exposições Miguel Torga, no primeiro andar da Casa Museu, encontra-se a exposição “A melodia da poesia em Miguel Torga”, que apresenta o acervo documental discográfico do escritor, concertado com uma pesquisa fotográfica e bibliográfica sobre a vida e obra do escritor, parte integrante do espólio do escritor doado ao Município de Coimbra.

O visitante encontra aí discos de vinil com poemas de Torga interpretados pelo poeta; poemas de Torga manuscritos, lidos ou musicados por vários artistas; discos de vinil do gosto do poeta; e um espólio fotográfico variado. A exposição pode ser visitada até ao dia 31 de dezembro de 2019.

O programa termina na segunda feira, às 17h30, na Casa Museu Miguel Torga, com uma conferência sobre “Coimbra e os seus Poetas”, realizada por José Augusto Bernardes, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) e diretor da Biblioteca Geral da UC. A iniciativa resulta de uma coorganização da autarquia e da Cátedra Sousa Fernandes. A entrada é livre.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM