2 de Abril de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra recorda Miguel Torga 25 anos depois da sua morte

17 de Janeiro 2020

Os 25 anos da morte de Miguel Torga vão ser assinalados em Coimbra com um programa que pretende recordar a vida e obra do médico e poeta. Promovido pela Câmara Municipal, abre hoje e prolonga-se até 4 de fevereiro, incluindo iniciativas em vários espaços da cidade mas preferencialmente na Casa-Museu Miguel Torga.

Declamação de poesia, visitas guiadas, exposições, uma sessão evocativa dos 25 anos da morte do poeta, uma conferência, a apresentação de um livro, um recital de poesia, um concerto pelo grupo Lavoisier e, ainda, sessões de cinema são alguns dos eventos previstos.

Com estas celebrações, a autarquia pretende recordar Adolfo Correia da Rocha, conhecido pelo pseudónimo Miguel Torga, um dos maiores escritores da literatura portuguesa, que elegeu Coimbra para viver. O programa começa hoje com a inauguração, às 17h00, na Casa-Museu, da exposição “Miguel Torga e José Régio na relação com a Presença”, seguindo-se, às 17h30, uma sessão evocativa e a apresentação do Livro de Escrita “Quem quiser conhecer-me, leia-me”. Depois vai realizar-se, ainda, uma conferência com duas orações, proferidas por Guilherme d’ Oliveira Martins e António Pedro Pita, e o recital declAMAR Poesia, dinamizado por um coletivo de cinco leitores de poesia que dedicam esta sessão exclusivamente ao poeta transmontano. Ao longo do dia, das 14h00 às 20h00, no Instituto Português de Oncologia de Coimbra, haverá sessões de declamação de poesia de Torga, realizadas pelo grupo de teatro Bonifrates e dirigidas aos doentes que se encontram internados naquele hospital e aos familiares. Vai realizar-se também, a partir das 14h30, o Roteiro Torga, uma visita guiada a espaços associados ao percurso estudantil, intelectual e profissional de Miguel Torga e à Casa-Museu. Gratuito, este roteiro vai repetir-se também a 18 e 25 de janeiro. O programa de hoje termina com o concerto “Viagem a um Reino Maravilhoso”, pelo grupo Lavoisier, às 22h00, no Salão Brazil.

Amanhã destaque para a apresentação do documentário realizado por João Roque, “Eu, Miguel Torga”, às 18h00, na Casa Museu, sendo de realçar ainda, no âmbito deste ciclo, as exibições de “A Terra Antes do Céu”, de João Botelho, e “Bichos”, um documentário produzido pela Companhia das Ideias, ambos no dia 25.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM