6 de Dezembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra reconhece papel dos farmacêuticos

23 de Setembro 2022

A atividade dos profissionais da área de farmácia é reconhecida pelos doentes, utentes e cidadãos em geral, pois a cada dia que passa, a população valoriza o papel do farmacêutico, que se notou, por exemplo, durante o período de pandemia da covid-19, em que estes profissionais assumiram uma função importante no apoio aos seus utentes.

Claro que tudo isto também se deve à preparação que os farmacêuticos têm enquanto estudantes universitários, como os alunos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas de Coimbra que saem muito bem preparados para exercer a profissão nos vários domínios da área da saúde. Trata-se de uma formação que relativamente a saídas profissionais habilita para o exercício profissional nas chamadas áreas clássicas, como a farmácia co­munitária e hospitalar, as análises clínicas e outras, como de águas, alimentos, ambientais, a indústria farmacêutica e assuntos regulamentares do medicamento. Há ainda também áreas nicho de in­tervenção do farmacêutico, como as análises e investigação forense, entre muitas outras.

Ensino corresponde às necessidades do mercado farmacêutico

A forte implementação das ciências farmacêuticas na história da Universidade de Coimbra (UC) e a experiência dos seus docentes e funcionários conferem à Faculdade de Farmácia uma qualidade de ensino inegável e uma forte credibilidade junto dos seus pares.

Este estabelecimento de ensino superior contempla, a par das suas atividades académicas, um conjunto de linhas de investigação e laboratórios, uma dinâmica que lhe confere o estatuto de instituição de referência na rede nacional e internacional das ciências da saúde.

Trata-se de uma Faculdade que proporciona aos estudantes competências ricas e sólidas, mantendo-se sempre atualizada e evoluindo no meio em que se encontra inserida. Além disso, é detentora de um equipamento tecnológico avançado e localiza-se num espaço privilegiado no Pólo das Ciências da Saúde (Pólo III) da UC.

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra assume-se, assim, como uma instituição moderna e adaptada às novas necessidades do mercado farmacêutico.

Mais de duas centenas de novos estudantes na FFUC

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) recebeu na segunda-feira (19), 268 novos estudantes que obtiveram colocação na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso e que vão iniciar os seus estudos superiores no primeiro ano nos cursos de Licenciatura em Ciências Bioanalíticas, em Farmácia Biomédica e no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

A sessão de boas-vindas decorreu no Auditório do Edifício da Unidade Central que contou com a presença do diretor da Faculdade, Professor Doutor Fernando Ramos, da presidente do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra, Catarina Melo, e a Associação de Antigos Estudantes da Faculdade de Farmácia da UC, representada por Tiago Craveiro. Após esta sessão, teve lugar a atuação das Tunas Phartuna e Imperial TAFFUC, no pátio da faculdade.

No final da atuação, os estudantes foram encaminhados para uma sessão de esclarecimento com os coordenadores de cada um dos cursos, seguindo-se uma visita guiada à Faculdade de Farmácia e à Biblioteca das Ciências da Saúde. Nos dias seguintes, os universitários tiveram oportunidade de participar em outras atividades, como a I Feira NEF FOR YOU e num Peddy Paper.

Ordem celebra Dia Nacional do Farmacêutico

No calendário litúrgico romando, o dia 26 de setembro corresponde ao dia de São Cosme e São Damião, os santos padroeiros da profissão farmacêutica. Uma data com especial significado para todos os profissionais portugueses da área de farmácia e que foi adotada, em 1988, como o Dia Nacional do Farmacêutico.

Desde aí que a Ordem dos Farmacêuticos assinala esta efeméride com a dinamização de um conjunto de atividades marcadas pelo muito convívio e confraternização entre colegas de profissão e pela valorização do papel destes profissionais na sociedade.

As comemorações do Dia Nacional do Farmacêutico são organizadas anualmente e de forma rotativa pelas três secções regionais. Este ano não é exceção e coube à Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos programar a celebração de 2022, que tem como ponto alto a realização da Sessão Comemorativa na segunda-feira (26), pelas 16h30, no Mosteiro da Penha Longa, em Sintra.

Assim, e cumprindo uma tradição que soma mais de três décadas, a Ordem dos Farmacêuticos vai homenagear os profissionais de farmácia que completam 50 anos de licenciatura e dedicação à profissão, além de distinguir os alunos que obtiveram as classificações mais elevadas nos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas lecionados em Portugal.
A Ordem dos Farmacêuticos é a associação pública profissional que representa os farmacêuticos portugueses e que regula a profissão farmacêutica em Portugal. A Ordem exerce a sua ação nos domínios social, científico, cultural, deontológico, profissional e económico da atividade farmacêutica.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM