Coimbra recebe, pelo segundo ano consecutivo, a Gala dos Campeões da Federação Portuguesa de Canoagem. Este evento realiza-se a 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Teatro Académico de Gil Vicente, e assume-se como a festa anual da canoagem, onde os campeões nacionais de diversas áreas serão reconhecidos pelo trabalho desenvolvido ao longo da época.
O Clube Náutico de Ponte de Lima será distinguido pela conquista do “Troféu Jogos Santa Casa”, no ano passado, com um resultado de 635 pontos, tendo-se evidenciado pelas provas de fundo, velocidade e esperanças.
Além deste, também serão homenageados, a título coletivo, os campeões nacionais de 2019 – Águas Bravas Clube (slalom), Clube Náutico de Prado (maratona), Clube Fluvial de Coimbra (kayak polo escalão absoluto), Associação Náutica do Seixal (kayak polo sub-16), Clube do Mar Costa do Sol (canoagem de mar) e Darque Kayak Clube (slalom esperanças).
O Clube de Canoagem de Amora, emblema vencedor do ranking nacional de Veteranos, é outro dos distinguidos.
No plano individual, a Gala dos Campeões presta, também, tributo aos 313 títulos nacionais e vai homenagear ainda cerca de uma centena de canoístas lusos que, em 2019, representaram Portugal em Campeonatos da Europa e do Mundo.
Nesta noite de festa, serão também entregues distinções aos atletas (masculino e feminino), promessa e treinador do ano; e divulgadas as personalidades do ano.
Albert Woods, presidente da Associação Europeia de Canoagem, tem presença confirmada no evento, assim como os órgãos sociais da Federação Portuguesa de Canoagem. A entrada é gratuita, no entanto, limitada à lotação do espaço. Este evento conta com o apoio da Universidade de Coimbra, através do Gabinete do Desporto.