24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra promove doçaria conventual e regional

12 de Outubro 2018

A doçaria conventual e regional de Coimbra regressa, este fim de semana, ao Quartel da Brigada de Intervenção, no antigo Convento de Sant’ Ana, junto ao Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Promovida pela Câmara de Coimbra, a 10.ª edição da Mostra de Doçaria Conventual e Regional conta com a participação de 39 expositores ligados à doçaria, sendo de destacar a participação de Francisco Muñoz, que vai apresentar os doces de Alicante, Espanha.

Tal como tem sido habitual, os expositores representam estabelecimentos comerciais ligados às áreas da doçaria e pastelaria, bem como outras associações e confrarias do ramo. São eles que vão promover o património doceiro da cidade, numa mostra repleta de irresistíveis tentações, onde não vão faltar, por exemplo, os pastéis de Santa Clara, o manjar branco, as arrufadas de Coimbra, as queijadas, as talhadas de príncipe, os suspiros, a barriga de freira, a encharcada e o pão de ló.

Participam também na mostra expositores de vários pontos da região Centro, como Alcobaça, Alfeizerão, Ançã, Aveiro, Guarda, Lamego, Leiria, Lorvão, Ovar, Pereira, Pombal, Santarém, Tentúgal e Tomar. A estes juntam-se ainda outros doceiros de todo o país, estando confirmada a presença de expositores oriundos de Amarante, Braga, Cabeceiras de Basto, Caldas de Vizela, Felgueiras, Régua e Santa Maria da Feira, Évora, Reguengos de Monsaraz e Sintra.

A “Colares Editora” e o artesanato local associam-se também a este evento que vai decorrer amanhã, das 14h00 às 23h00, e no domingo, das 10h00 às 19h00. Com entrada livre, a mostra conta com um atrativo programa de animação. Amanhã destaque para o espetáculo teatral “Doces picantes”, pela Cooperativa Bonifrates, às 15h00; para a atuação do Coro Carlos Seixas da Casa do Pessoal do Município de Coimbra, às 17h00; para a realização de um Sunset, a partir das 18h30, associado a uma performance DJ e à prova de cocktails a partir de bebidas tradicionais; e para um desfile de marchas populares, a partir das 21h30. Vai realizar-se também, às 16h00, a 4.ª edição do Concurso de Doçaria Conventual e Tradicional, organizado pela Associação de Doceiros de Coimbra, decorrendo a entrega dos prémios no dia seguinte, às 15h00.

No domingo atuam a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, às 17h15, e a Fanfarra do Exército, às 18h15.

Com este evento, a autarquia pretende “proteger e defender o património doceiro de Coimbra no mercado regional, nacional e internacional”.

Esta organização conta com a colaboração da Brigada da Intervenção, da Associação de Doceiros de Coimbra e da Câmara Municipal de Alcobaça.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM