27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra preside à Associação das Universidades de Língua Portuguesa

24 de Setembro 2021

A Universidade de Coimbra (UC) vai presidir à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). A eleição decorreu na sexta feira, em Macau, no âmbito do XXX Encontro da AULP, entidade que é composta por 131 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor – e da Região Administrativa Especial de Macau.

O cargo será exercido pelo vice-reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva (por delegação do reitor, Amílcar Falcão), que considera estarmos perante um “reconhecimento inequívoco da UC como universidade por excelência da língua portuguesa, uma das cinco universidades UNESCO no mundo também por causa desta dimensão cultural”.

Para o vice-reitor, a eleição por unanimidade da UC para a liderança desta organização “constitui também um poderoso incentivo para a prossecução de um desígnio estratégico do Reitorado de Amílcar Falcão: a afirmação crescente da língua portuguesa, elo de ligação de uma comunidade de países e povos que deve assumir uma centralidade política maior na nova ordem global”.

Fundada em 1986, a AULP tem como missão promover a colaboração multilateral entre as universidades e institutos superiores dos países de expressão portuguesa.

Para o reforço da importância e do reconhecimento da comunidade de pessoas falantes da língua portuguesa e, em especial, dos que fazem investigação e estudos superiores, a Associação tem estimulado programas de intercâmbio de alunos e docentes e estreitado as relações com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, da qual é Observador Consultivo.

****

“O tempo” inspira Semana Cultural da UC

A 24.ª edição da Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) terá como tema “O tempo”, que se desdobra em três pilares – o tempo cronológico, o oportuno e o monumento, anunciou na sexta feira o vice-reitor, Delfim Leão.

A Semana Cultural vai decorrer de 1 a 15 de março de 2022 e vai assinalar também, entre outras efemérides, os 200 anos da independência do Brasil e os 20 de Timor-Leste, assim como os 250 anos da decisão da criação do Museu da Ciência, da Imprensa da Universidade de Coimbra e do Jardim Botânico. A UC pretende, assim, explorar o tempo, nas suas mais variadas facetas, seja o efémero ou o perene, durante este evento, realçou Delfim Leão.

As candidaturas a propostas para a Semana Cultural decorrem até 31 de outubro.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM