17 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra prepara candidatura a Bairros Comerciais Digitais

1 de Abril 2022

A Câmara Municipal, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e a Coimbra Mais Futuro estão a preparar uma candidatura conjunta à linha de financiamento Bairros Comerciais Digitais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Designada “@Baixa Coimbra”, visa a utilização de ferramentas digitais para gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público, contemplando, ainda, a criação de uma identidade visual comum e a sua melhoria.

A escolha da área urbana, que o consórcio delimitou geograficamente, teve em conta a forte densidade de espaços comerciais e de prestação de serviços que caracteriza o local, um dos requisitos mais relevantes para a aprovação da candidatura. Outro fator que a beneficia é o facto de ser apresentada por um consórcio, que é liderado pela autarquia.

Esta linha de financiamento prevê a criação de 50 Bairros Comerciais Digitais em todo o país, isto é, espaços urbanos delimitados, com uma forte densidade comercial, que possam ser alvo de uma estratégia de gestão comum que assente num ambiente tecnológico avançado. No fundo, o que os promotores pretendem é capacitar os comerciantes desse Bairro para outras formas de venda para além da física (em loja), nomeadamente a digital e a híbrida (que conjuga as duas), promovendo e potenciando os seus negócios. O objetivo passa, ainda, por captar uma maior atenção dos consumidores para o Bairro, não só pela sua nova identidade visual e disponibilização de informação relevante para a decisão de consumo, mas também pela facilidade de aquisição de produtos e serviços.

“Esta medida apresenta-se, assim, como uma oportunidade para Coimbra impulsionar o crescimento económico, promover a proximidade e a coesão territorial, recuperar o sentido de planeamento do urbanismo comercial, promover a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, bem como o comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento”, explica o Município.

A dotação prevista neste aviso é de 52 milhões de euros (num mínimo de 50 mil euros e vai até 2 milhões de euros), sendo que o valor máximo de incentivo para cada Bairro poderá vir a ser ajustado, em função da necessidade de garantir o cumprimento da meta da criação de 50 Bairros. O financiamento a conceder é calculado com base na aplicação da taxa de 100 pro cento sobre as despesas consideradas elegíveis. As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de abril. Caso sejam aprovadas, os projetos terão que estar concluídos até 31 de dezembro de 2025.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM