2 de Dezembro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra: Mais cuidados para controlar pandemia e recuperar economia

20 de Novembro 2020

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, apela a todos os moradores e usufrutuários da cidade para que cumpram as regras e orientações das autoridades, de forma a que seja possível manter um equilíbrio entre o combate à pandemia e a recuperação e revitalização da economia.

O autarca reuniu, no início da semana, com as forças de segurança e a autoridade de saúde local para analisar as novas medidas do estado de emergência que entraram em vigor no concelho e fazer um ponto de situação sobre a evolução da pandemia. Desta reunião saiu um Despacho que estabelece os horários de funcionamento ao fim de semana dos estabelecimentos de comércio e restauração, bem como das feiras e mercados e dos equipamentos e serviços municipais.

Este Despacho determina a suspensão das atividades em estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação se serviços, aos sábados e domingos, fora do período compreendido entre as 08h00 e as 13h00. Refere também que os cidadãos não devem circular em espaços e vias públicas durante a semana entre as 23h00 e as 05h00 e aos fins de semana entre as 13h00 e as 05h00, existindo contudo as exceções previstas na lei, como para o desempenho de funções profissionais, por motivos de saúde, entre outros.

Depois de ouvidas as forças de segurança e a autoridade de saúde local, Manuel Machado, determinou que os estabelecimentos de comércio a retalho e prestação de serviços podem exercer a sua atividade entre as 08h00 e as 13h00, havendo contudo várias exceções, que manterão o horário, como estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene, que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados com entrada autónoma e independente a partir da via pública; restauração e similares, desde que exclusivamente para efeitos de entregas ao domicílio; as farmácias; as atividades funerárias e conexas; os serviços de saúde e apoio social; as áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis, não sendo permitidas as atividades de cafetaria e restauração; os estabelecimentos de prestação de serviços de aluguer de veículos de mercadorias e de veículos de passageiros sem condutor; estabelecimentos que prestem serviços de alojamento; entre outros.

No caso das feiras e mercados, vão funcionar ao sábado entre as 07h00 e as 13h00. Já todos os serviços municipais – administrativos, bibliotecas, postos de turismo, equipamentos culturais e desportivos – encerram até às 13h00. Os serviços municipais que operam na Loja do Cidadão acompanharão o horário de funcionamento estipulado pela Agência de Modernização Administrativa.

Todas estas medidas entram em vigor a partir de amanhã e vão manter-se durante o estado de emergência e no período de integração de Coimbra na lista dos municípios com risco elevado de transmissão de Covid-19.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM