Castanhas, jeropiga, gastronomia, animação musical, contadores de histórias e um Mercado Social são algumas das propostas do 1.º Magusto da Rua Direita, evento que vai animar hoje, entre as 16h30 e as 23h00, esta rua da Baixa de Coimbra.
Promovido pelo Centro Comunitário de Inserção (CCI) da Cáritas Diocesana de Coimbra e pelos restaurantes Boteko, O Sérgio e Pet&Tea, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e União das Freguesia (UF) de Coimbra, este é mais um evento que surge com o intuito de trazer maior dinamismo a esta rua da cidade.
Os três estabelecimentos vão apresentar menus inspirados nesta temática das castanhas, com menus confecionados com este produto, tanto a nível de petiscos, como pratos principais e sobremesas. A jeropiga também não pode faltar, assim como a animação musical de rua, a cargo do Grupo de Concertinas Amigos da Paródia e Grupo de Cavaquinhos de Coimbra.
Já o CCI vai assegurar as castanhas, trazendo para a rua um vendedor ambulante que as irá apregoar. De acordo com Cristina Melo, do CCI, a ideia inicial era fazer um magusto com os utentes mas a instituição entendeu que era importante abri-lo à comunidade e a outros comerciantes da rua. O CCI vai ter disponível um kit por três euros, que inclui um cartucho de castanhas e um copo de barro para meia jeropiga. Depois terá à venda as castanhas em separado, bem como alguns doces inspirados neste produto. O centro terá, ainda, contadores de histórias e um Mercado Social, onde podem ser adquiridos vários artigos executados pelos utentes.
Na apresentação do evento, os promotores deixaram um convite a todos para que participem neste Magusto que irá trazer mais vida à Rua Direita. A presidente da APBC, Assunção Ataíde, manifestou o desejo de que esta realização possa ser replicada, no futuro, de “forma generalizada, noutras ruas da Baixa” e deixou um convite à população para que desfrute deste programa diversificado.
O presidente da UF de Coimbra, João Francisco Campos, reforçou este convite, desafiando as pessoas a aproveitarem estes dias de outono ainda soalheiros para “saírem à rua e virem comer castanhas quentinhas à Baixa”.
Este evento conta também com o apoio da Câmara Municipal, Coimbra Comércio e Pena Drink.