22 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra lança concurso para homenagear Varela Pècurto

25 de Março 2022

A Câmara de Coimbra vai criar um concurso de fotografia para homenagear o fotógrafo Varela Pècurto. O Executivo aprovou, na reunião de segunda feira, a proposta para a abertura do procedimento com vista à elaboração de um regulamento para a criação deste concurso que, como explica a autarquia, pretende “promover o património natural, arquitetónico e cultural do Município de Coimbra e sensibilizar os cidadãos para a sua observação e valorização”.

O concurso terá regulamento próprio, tendo sido o fotógrafo Varela Pècurto envolvido na elaboração da proposta. De realização bienal, terá como mote “Coimbra em perspetiva”. Privilegiará, por isso, Coimbra e “visa enriquecer o acervo fotográfico do Município com imagens inéditas que mostrem a cidade sob perspetivas e ângulos distintos, em enquadramentos e composições diferenciadas, que questionem e façam refletir sobre a sua realidade”, realça a autarquia.

O concurso será aberto a profissionais e amadores de fotografia, com mais de 18 anos, portugueses e estrangeiros residentes no país. A participação é individual e gratuita. Em cada edição serão atribuídos três prémios monetários (1.º lugar no valor de 3.000 euros, 2.º no valor de 2.000 e 3.º no valor de 1.000). Será, ainda, distinguida uma fotografia com uma menção honrosa, sendo entregue ao seu autor um certificado de participação.

Com este prémio, a Câmara homenageia Eduardo Varela Pècurto, fotógrafo que completa 97 anos de vida dentro de um mês, a 27 de abril. Natural de Ervedal do Alentejo, concelho de Avis, veio para Coimbra ainda jovem, em 1950, e “adotou” esta cidade como sua. Dirigiu a secção fotográfica da Livraria Atlântida e depois a Hilda como sócio-gerente, até à sua reforma. Foi sócio fundador do Câmara de Coimbra e participou em dezenas de concursos nacionais e internacionais. Foi foto-repórter e operador correspondente da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) na região Centro durante 25 anos. Em 2005, recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Câmara e um diploma de honra do Clube da Comunicação Social de Coimbra pelo serviço prestado à cidade, clube esse que, em 2018, o nomeou presidente honorário. Encontra-se representado no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado com 15 fotografias. Ao longo dos últimos anos doou muito do seu espólio a diversas entidades.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM