13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra e região celebram ideais de Abril

23 de Abril 2021

Comemoram-se domingo os 47 anos da Revolução dos Cravos. Os valores e ideais de Abril vão ser assinalados em Coimbra e na região, enaltecendo a importância das conquistas que advieram com o 25 de Abril de 1974. Alguns programas estão já a decorrer, com atividades que se prolongam até início de maio, mas o grande destaque vai para as cerimónias de domingo, feriado do 25 de Abril. Neste ano atípico, e com todas as restrições impostas pela pandemia, alguns dos eventos são presenciais mas a grande maioria é transmitida online, permitindo assim que todos possam assistir em segurança.

Coimbra

As comemorações dos 47 anos do 25 de Abril começam hoje, em Coimbra, com a apresentação do livro “O Despertar: Um século de história 1917-2017 [Pessoas, Factos e Causas]”. Da autoria de João Pinho, esta obra sobre os primeiros cem anos deste jornal vai ser lançada às 17h00, na Sala Almedina, no Convento São Francisco, estando a apresentação a cargo do jornalista Jorge Castilho.

As celebrações vão continuar neste espaço cultural, com o Grande Auditório a acolher também hoje, às 19h00, o concerto “Sons de Abril”, pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e Estudantina Universitária de Coimbra; e amanhã, às 11h00, novamente na Sala Almedina, a apresentação do livro “A Palavra”, da autoria de Nuno Nunes-Ferreira.

No domingo, feriado do 25 de Abril, o programa começa, às 10h00, com abertura ao público da Pista Municipal de BMX, um equipamento desportivo localizado nos Campos do Bolão que vai ser inaugurado nessa tarde, às 16h30. A transmissão da cerimónia do hastear das bandeiras, com a participação da Banda Filarmónica União Taveirense, gravada em 2019, está marcada para as 10h30 e a transmissão das intervenções políticas para as 11h00. Mais ao final da tarde, às 18h00, depois da inauguração oficinal da Pista de BMX, é transmitido o concerto “Sons de Abril”, pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e Estudantina Universitária de Coimbra, espetáculo que vai ser gravado hoje. Dado o contexto de pandemia e as medidas restritivas que impõe, estas iniciativas vão ser exclusivamente online, sendo transmitidas nas redes sociais do Município de Coimbra.

Cantanhede

A Câmara Municipal de Cantanhede vai celebrar os 47 anos da Revolução dos Cravos em Febres, no Pavilhão Multiusos. A sessão solene está marcada para domingo, às 17h00 e, além das habituais intervenções evocativas da efeméride, inclui uma homenagem a pessoas e entidades do concelho que se distinguiram por ações e atividades consentâneas com os valores do 25 de Abril. Termina com o Concerto da Liberdade, pela Brigada Victor Jara.

Mas, antes desta sessão, às 15h00, em Ançã, vai ser depositada uma coroa de flores junto ao busto de Jaime Cortesão, na Praça que tem o nome do escritor, intelectual e político natural desta vila.

Figueira da Foz

Na Figueira da Foz as celebrações decorrem no domingo, a partir das 10h00, altura em que vai ser hasteada a bandeira de Portugal na Câmara Municipal. Segue-se, às 10h45, a apresentação do mural alusivo ao 25 de Abril, na Avenida Álvaro Cunhal, junto à Escola Infante D. Pedro.

O Município está a promover também, no âmbito das comemorações dos 47 anos da Revolução dos Cravos, a exposição fotográfica “A Figueira da Foz e o 25 de Abril”, que reúne 47 fotografias da autoria do fotógrafo Jorge Dias, espólio do Arquivo Fotográfico Municipal. Esta mostra abriu na segunda feira e pode ser visitada até 2 de maio, encontrando-se cinco fotografias nos Paços do Município e três nos edifícios sede das Juntas de Freguesia do concelho.

Lousã

Na Lousã, o 25 de Abril vai ser comemorado com mais de uma dezena de iniciativas variadas, num programa preparado pela Câmara, em articulação com a Assembleia Municipal. Alguns dos eventos estão já a decorrer e estendem-se até inícios de maio. O concurso criativo “25 de Abril sempre”, a exposição documental “Literatura de Resistência”, “E depois do adeus”, “1 livro, 1 cravo”, “Canções que se pintam na inclusão – Ao som da música de Abril” e a reposição, junto aos diversos equipamentos municipais, de cartazes elaborados no âmbito dos 45 anos do 25 de Abril são algumas das iniciativas que a autarquia está a promover.

Amanhã e domingo, o Grupo de Teatro “Barraca Preta” vai levar “Palavras de Liberdade” ao Mercado Municipal e a diversos locais da vila, promovendo a leitura de poesia alusiva à liberdade.

No domingo o destaque vai para a sessão solene, às 15h00, no Salão Nobre da Câmara. Com acesso limitado, vai ser transmitida através do facebook da autarquia e contará com intervenções dos partidos representados na Assembleia Municipal, assim como dos presidentes da Câmara e da Assembleia. A encerrar esta sessão terá lugar um momento musical com a atuação do músico lousanense Ramiro Simões, que apresentará alguns temas de Abril.

No final da sessão, na rotunda da Avenida São Silvestre, vai ser plantada uma oliveira, no âmbito da rede dos “Municípios pela Paz”.

Montemor-o-Velho

O Município de Montemor-o-Velho celebra os valores de Abril com um programa que se adapta aos tempos atuais que vivemos e que exigem cuidados redobrados. Assim, aposta nalguns eventos online, mantendo em regime presencial apenas o programa mais formal.

As atividades começaram na terça feira e vão estender-se até 1 de maio, juntando, como habitualmente, desporto, música e intergeracionalidade. A autarquia destaca a realização de um percurso em bicicleta por todo o concelho e um percurso circular de caminhada para cada Freguesia ou União de Freguesias do concelho. Os 11 percursos de caminhada inéditos vão ser disponibilizados online (redes sociais e site do Município) e são um convite para descobrir o território em segurança.

Amanhã e domingo destaque também para a Gala Comemorativa, que será transmitida nos canais de comunicação da autarquia (site, facebook, instagram e youtube amanhã às 22h00 e no domingo às 17h30 e às 22h00), e que vai dar a conhecer o talento que existe nas estruturas associativas do concelho.

A cerimónias solenes de domingo começam com o hastear da bandeira, às 10h00, nos Paços do Concelho. Continuam à tarde, às 15h30, no Centro de Alto Rendimento, com a sessão solene dos 47 anos do 25 de Abril de 1974, com as intervenções habituais e momentos musicais a cargo do Grupo de Cantares Arroz aos Molhos.

Soure

Em Soure o programa comemorativo abre amanhã, às 10h00, com a inauguração da exposição “Novos Olhares”, no Espaço Finiterra. Segue-se, às 11h30, o concerto com o grupo “Segue-me à Capela”, com transmissão via streaming, a partir do átrio dos Paços do Concelho. À tarde, às 17h00, realiza-se uma “Caminhada pela paz”, com largada de pombos, no Parque dos Bacelos. A música regressa à noite, com um concerto pelo Grupo de Professores da Escola de Música da Banda do Cercal, às 21h30, no átrio dos Paços do Concelho, seguido da transmissão online do concerto do grupo “Segue-me à Capela”, às 22h30.

As celebrações continuam no domingo, às 10h00, com a deposição de uma coroa de flores, em homenagem aos combatentes do Ultramar e a heróis do 25 de Abril, e também com a entrega de cravos à população, no Parque dos Bacelos. Segue-se o hastear da Bandeira Nacional, às 10h30, cerimónia que conta com a presença da Sociedade Filarmónica Recreativa e Beneficiente Vilanovense, e a sessão solene extraordinária da Assembleia Municipal que, para além das intervenções habituais, ficará ainda marcada pela entrega dos prémios do concurso “Conhecer Abril” e por um momento musical. Esta sessão é reservada a convidados e pode ser seguida online, em direto, no facebook do Município.

Vila Nova de Poiares

Em Vila Nova de Poiares as comemorações começam amanhã, às 11h00, no Edifício Santo André, com a inauguração do novo espaço dedicado aos Serviços de Ação Social da Câmara Municipal. À tarde, às 15h00, nos Paços do Concelho, decorre o sorteio dos vouchers da campanha de apoio ao comércio local.

A sessão solene comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril de 1974 está marcada para as 10h30, no Centro Cultural, e conta com a intervenção dos representantes dos grupos políticos. Durante a cerimónia, vão ser entregues medalhas a funcionários pelos bons serviços e vão ser apresentados a aplicação “VivaPoiares” e o vídeo promocional de Vila Nova de Poiares. A sessão termina com um momento musical, pela Filarmónica Fraternidade Poiarense. As comemorações continuam às 12h30, na Alameda Santo André, com a deposição de uma coroa de flores no Monumento de Homenagem aos Poiarenses falecidos na Guerra do Ultramar.

Dadas as restrições em vigor, devido à pandemia, as cerimónias vão ser transmitidas em direto no facebook, em www.facebook.com/Presidencia.VilaNovadePoiares.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM