19 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra dispõe de mais seis viaturas para recolha de resíduos

26 de Fevereiro 2021

Coimbra conta, desde a semana passada, com mais seis viaturas amigas do ambiente para a recolha de resíduos e lavagem de contentores. Movidos a gás natural comprimido (GNC), estes veículos permitem uma melhoria do conforto e qualidade de vida da população, uma vez que emitem menos ruído, tanto no funcionamento como na recolha, e as emissões carbónicas para a atmosfera são bastante mais reduzidas.

“Esta aposta vai resultar numa melhoria da qualidade do ar em Coimbra, porque as viaturas utilizam um combustível limpo que reduz a percentagem de dióxido de carbono libertado para a atmosfera. Este método de abastecimento, face à gasolina e ao gasóleo, apresenta vantagens importantes em termos ambientais, uma vez que permite produzir menos 75 a 85 por cento de óxidos de azoto, gerando, simultaneamente, menos 25 por cento de CO2”, explica a Câmara de Coimbra.

No total, são seis novas viaturas movidas a GNC que vão operar em Coimbra, de um total de 15 deste género adquiridas pela SUMA para todo o território nacional. Três são de recolha de resíduos urbanos sólidos de 15 metros cúbicos (m3), uma é de recolha de resíduos urbanos sólidos de 20 m3, uma outra de recolha de resíduos urbanos sólidos de 20 m3 equipada com grua e, por fim, uma de higienização de contentores de oito m3.

Esta frota é operada pela SUMA, empresa contratada pela autarquia desde 2018 para prestar os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos. O Município de Coimbra explica que, desde então, já investiu “mais de três milhões de euros que permitiram a recolha de cerca de 90 toneladas de resíduos urbanos, a que acresce o que é recolhido diretamente pela autarquia e o investimento no tratamento de resíduos prestado pela ERSUC”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM