Coimbra despede-se de 2020 de uma forma diferente do habitual. Como os ajuntamentos e celebrações estão proibidas, a autarquia dá as boas vindas a 2021 com um programa inteiramente digital e gratuito, com animação diversa, a que todos podem assistir na segurança das suas casas. Promove também, em todas as Freguesias e Uniões de Freguesia, um espetáculo de fogo de artifício, envolvendo assim todo o concelho nas celebrações.
Este ano, fruto da pandemia, não há a tradicional festa de fim de ano na Baixa. A Câmara de Coimbra vai, contudo, assinalar esta celebração com um programa inovador, inteiramente digital, convidando todos os munícipes a darem as boas vindas a 2021 no conforto e segurança das suas casas.
O programa desta “edição especial em casa” começa logo às 21h30 e vai contar com a participação de 12 bandas de Coimbra, estando a apresentação a cargo de Catarina Camacho e Herman José, que promete diversos momentos de humor.
Com esta iniciativa, a autarquia procura encontrar novas formas de celebração, à semelhança daquilo que fez já por ocasião das Festas da Cidade, em julho. No atual contexto provocado pela covid-19, faz da segurança a sua grande prioridade e, ao mesmo tempo que garante um programa de fim de ano diferente, incentiva as pessoas a passarem essa noite em casa, evitando os aglomerados habituais das celebrações na via pública e respeitando as medidas decretadas pelo Governo.
Para tal, a autarquia desenhou um “modelo diferente e arrojado para a última noite de 2020, que pretende chegar em formato digital a milhares de famílias, mantendo assim uma tradição de celebração desta efeméride que se realiza há oito anos consecutivos e que já afirmou Coimbra como um ponto de referência a nível nacional”.
Doze bandas do concelho vão animar a noite de hoje, em vários registos musicais – do fado e canção de Coimbra, até à música tradicional, popular e de intervenção, passando pelo indiepop e chegando ao hip-hop. Todo este talento da cidade vai ser apresentado num palco digital e poderá ser apreciado em todo o mundo. Desta forma, a autarquia pretende homenagear e apoiar também o “talento artístico e cultural da cidade”, bem como “o amplo setor da cultura, cujos profissionais têm sido muito afetados pela evolução da pandemia”.
As músicas foram previamente gravadas no Convento São Francisco, sem público presente.
Fogo de artifício em todas as Freguesias
Para além deste programa, que abre às 21h30 e vai continuar noite dentro, a autarquia preparou também um evento que vai unir todas as Freguesias e Uniões de Freguesia (UF) do concelho. Este ano o grandioso espetáculo de fogo de artifício deixa de ter como cenário único o Rio Mondego e vai chegar a todo o concelho, estando preparados 21 pontos de lançamento, segundo o Município pelo menos um em cada Junta ou UF. Este espetáculo pirotécnico, marcado para as 24h00, será transmitido em direto durante a emissão nas redes sociais, mas pode ser também assistido numa varanda ou através de uma janela.
Já depois da meia noite a festa continua e entram “em palco” cinco DJ’s, todos eles também de Coimbra, que prometem muita animação até cerca das 02h30, percorrendo vários estilos musicais, desde os anos 80, música de dança, house e ritmos latinos.
Recorde-se que a autarquia cancelou toda a programação de Natal, canalizando esta verba para apoiar as famílias que perderam rendimentos durante a pandemia da covid-19 e o comércio local. As famílias e os estabelecimentos comerciais podem continuar a inscrever-se neste programa, para o qual a autarquia disponibiliza uma verba de meio milhão de euros, que vigora até 31 de janeiro de 2021. Toda a informação está disponível em http://natal2020.cm-coimbra.pt.