15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra com muita vida no fim de semana

7 de Junho 2019

Se ainda não decidiu o que vai fazer este fim de semana, saiba que encontra em Coimbra atrações para todos os gostos e idades, não só no centro urbano mas também nas freguesias. O concelho está, de facto, em festa e convida população, visitantes e turistas a percorrer este vasto território e a desfrutar do muito que tem para oferecer.

A agenda é, de facto, intensa e mostra o dinamismo do Município e das suas freguesias. No centro da cidade, destaque para a Feira Cultural de Coimbra, que junta, até segunda feira, 200 expositores no Parque Dr. Manuel Braga, voltando a conciliar, como tem sido habitual nos últimos anos, os setores do livro, do artesanato, da gastronomia, da música, das artes plásticas e também algumas instituições. No aprazível parque, os visitantes encontram atrações para toda a família. Para além da vertente de exposição e venda, o certame conta com um programa intenso, onde se destaca, nestes últimos dias, a realização das “24 horas culturais” (amanhã); as comemorações dos 30 anos da atribuição do Prémio Camões a Miguel Torga (amanhã, a partir das 18h00); o espetáculo inédito “Uma breve história da música” (segunda feira, das 18h00 às 23h00), que junta cinco projetos musicais distintos que estão ligados à cidade ou à região; e muitos outros eventos, como espetáculos musicais e iniciativas de índole cultural.

Feira Cultural de Coimbra

Ainda no “coração” da cidade, realiza-se amanhã mais uma edição da tradicional Feira de Artesanato Urbano que, todos os meses, no segundo sábado, traz dezenas de artesãos a Coimbra. A feira decorre, das 10h00 às 18h30, nas ruas Ferreira Borges, Visconde da Luz e Largo da Portagem

Romaria e música nos Olivais

Santo António dos Olivais está também em festa. Esta Freguesia, uma das maiores do país, convida a visitar a tradicional Romaria do Espírito Santo que anima o Largo Padre Estrela Ferraz até segunda feira. Este evento secular mantém todas as tradições habituais, onde se destacam os brinquedos, os carrosséis, a louça de barro preto, os utensílios para o lar, as plantas e os sabores típicos desta época, como a sardinha assada e as famosas farturas. A tudo isto junta-se ainda a animação musical. Amanhã atua o Grupo Regional da Pampilhosa do Botão (17h00), no domingo realiza-e o desfile das Marchas Populares (20h00) e na segunda feira decorre o Encontro de Concertinas (17h00). Apesar da Romaria terminar na segunda feira, o programa continua ainda na quinta (dia 13) com a Procissão de Santo António e no dia 16 com o tradicional Cortejo do Imperador.

Romaria do Espírito Santo

Ainda nos Olivais, mais precisamente na Quinta de S. Jerónimo, “Há música no jardim”. Amanhã, às 18h30, o GEFAC apresenta “O canto dos dias”, espetáculo de música tradicional portuguesa que tem entrada livre.

Semana Cultural em S. Martinho do Bispo

S. Martinho do Bispo continua também em festa. A Semana Cultural mostra, até domingo, o que há de melhor na União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. O certame privilegia a gastronomia e o artesanato mas dá também especial atenção à animação musical, assegurando assim momentos de muito convívio e diversão a todos os visitantes. Hoje realiza-se a Feira dos 7 e durante o dia haverá animação com os gaiteiros “Rouxinóis do Mondego”. À noite há desfile das Marchas Populares e atua o grupo Dexys. Amanhã sobem ao palco o grupo “2 Vikings” e os “Fonte da Pipa”. No domingo apresentam-se o grupo de concertinas “Foles e Cantorias”, a fadista Ândria Nunes, a Orquestra Consequência com Telmo Miranda e o Dj Jomic. A Semana Cultural abre sempre às 13h00.

Feira Gastronómica em Brasfemes

Também Brasfemes está em festa com a celebração, amanhã, do Dia da Freguesia e com a realização da 18.ª edição da Feira Gastronómica, certame que decorre de hoje a segunda feira e que aposta na promoção da gastronomia, da cultura e do desporto, num ambiente onde não falta a animação musical.

Estas são apenas algumas de muitas sugestões que Coimbra oferece por estes dias, convidando todos a desfrutar deste fim de semana que, devido ao feriado do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades, se acaba por estender por mais um dia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM