Os dias do Pai (hoje), da Primavera (amanhã) e da Poesia (domingo) vão ser comemorados em Coimbra com um conjunto de iniciativas dirigidas ao público infantojuvenil. Promovido pela Câmara, este programa integra a programação regular desenvolvida na Biblioteca Infantil/Ludoteca e Museu Municipal, desta vez em regime não presencial, devido à pandemia da covid-19.
Hoje a Biblioteca Infantil/Ludoteca convida as crianças a participarem no desafio “Retrato o meu Pai”, um estímulo à imaginação e à criatividade. Amanhã desafia-as a participarem no evento “A Primavera vista da minha janela”, apelando à sua sensibilidade e talento através da apresentação de uma ilustração. Já para domingo está reservada a iniciativa “Escrevo um poema”, como forma de promoção da poesia e da escrita criativa.
Todos os trabalhos produzidos devem ser enviados para o email biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt ou entregues na Casa Municipal da Cultura/ Biblioteca Municipal. Serão, depois, expostos no corredor de acesso à Biblioteca Infantil no Dia Mundial das Bibliotecas, assinalado a 1 de julho. Para mais informações, os serviços municipais estão disponíveis através do telefone 239 702 630 ou do e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.
Já o Museu Municipal de Coimbra implementa uma programação inspirada no acervo da Coleção Telo de Morais. Para assinalar o Dia do Pai propõe hoje “Entre olhares”, que tem como base a pintura de Albert Jourdain, “Retrato de Manuel Valenças”, 1921. A partir desta imagem, pai e filho vão construir as suas próprias imagens, tendo, para isso, ao seu dispor, um perfil que poderão trabalhar com os materiais que mais gostarem.
O conjunto de Aves da Vista Alegre, da mesma coleção, é o ponto de partida para as crianças, juntamente com as suas famílias, começarem a preparar a chegada da primavera. Terão, assim, oportunidade de conhecer melhor o conjunto escultórico de aves e, a partir dele, pintar a sua própria ave, plena de cor.
Ambos os projetos requerem inscrição, que pode ser realizada através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. Uma vez inscritos receberão nas suas casas os materiais necessários para a elaboração das atividades. Posteriormente, serão divulgados nas redes sociais do Município.
Estas atividades cumprem, acima de tudo, a vontade da autarquia de manter e incentivar – circunscrito às limitações impostas pela evolução da pandemia de COVID-19 – a missão da Biblioteca e Museu municipais, enquanto meios que privilegiam a promoção do livro, dos hábitos de leitura e da partilha da arte com o público, mas também a realização de atividades culturais, lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público infantojuvenil.
Este programa é, como realça o Município, “uma forma de motivar os mais pequenos a uma participação à distância, ativa, que ultrapassa as fronteiras dos espaços que, ano após ano, promovem este género de atividades culturais, de forma presencial, para assinalar os três temas, celebrados em março, que atraem o interesse dos mais novos”.