24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra celebra amanhã Santo António

12 de Junho 2020

Coimbra celebra amanhã (13 de junho), com devoção, Santo António. Apesar de todas as contingências impostas pela Covid-19, as celebrações vão decorrer ao longo do dia, com um programa que integra o Ano do Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos.

As celebrações começam na Igreja de Santa Cruz, com missa da Festa de Santo António, celebrada às 9h00, 10h00 e 11h00, onde será feita a bênção do pão dos pobres de Santo António, posteriormente distribuído nos claustros da igreja.

O programa continua, às 18h30, no adro da Igreja de Santo António dos Olivais, lugar onde António ingressou na Ordem Franciscana, com a celebração de eucaristia presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

À noite, às 21h15, no mesmo local, é apresentado um vídeo sobre Santo António e a comunidade de Santo António dos Olivais, com transmissão simultânea nas redes sociais.

Santo António vai continuar a ser evocado ao longo do mês, através do ciclo “Diálogos com António”, um dos pontos fortes da programação do Jubileu, interrompido no contexto da pandemia, após três sessões realizadas na Sala do Capítulo da Igreja de Santa Cruz.

Os diálogos, no qual um painel de convidados procura atualizar o carisma antoniano, surgem agora em formato renovado, com a participação dos intervenientes por vídeo conferência, transmissão em direto nas redes sociais e projeção simultânea no adro da Igreja de Santo António dos Olivais, que conta com cerca de 140 lugares sentados, de forma a possibilitar a vivência deste momento em comunidade.

O próximo diálogo é já amanhã, dia de Santo António, imediatamente após a apresentação do novo vídeo, e tem como tema “Santo António, o monge, o frade, o santo”. O painel de convidados é composto por Frei Luciano Bertazzo (franciscano conventual, professor de Teologia e História da Igreja na Faculdade Teológica do Triveneto e presidente do Instituto Teológico Santo António), Frei Fabrizio Bordin (delegado Provincial dos Frades Menores Conventuais e pároco da Unidade Pastoral Franciscana de Chelas, em Lisboa), Frei Jorge Marques (guardião da Comunidade da Casa – Igreja de Santo António, em Lisboa) e Pedro Teotónio Pereira (coordenador do Museu de Lisboa – Santo António, da Câmara Municipal de Lisboa).

Os dois últimos “Diálogos” versarão sobre os temas “O dom frágil da vida” (20 de junho) e “Europa, para onde vais?” (26 de junho).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM