O Dia Internacional do Livro Infantil vai ser comemorado amanhã, em Coimbra, com um programa diversificado que se estende a vários espaços da cidade. Promovido pela Câmara Municipal, inclui apresentação de livros, um mercado de trocas e um espetáculo para toda a família, atividades que terão lugar no Pavilhão Centro de Portugal, na Casa da Escrita e na Casa Municipal da Cultura.
O Pavilhão Centro de Portugal, situado no Parque Verde, vai acolher, às 15h45, a apresentação dos dois volumes do livro “Brincando ao Faz-de-Conta”, da autoria de Natália Queirós. Estes livros serão apresentados por Manuel Cidalino Madaleno, autor dos prefácios destes livros de dramatologia infantojuvenil. A iniciativa será complementada com um momento de declamação de excertos de algumas das peças contidas nos livros, por um conjunto de jovens. Os excertos declamatórios serão intercalados com intervenções musicais que estarão a cargo de Rita Namorado (piano), Rodrigo Queirós (violino) e Marta Eufrásio (violino).
Já na Casa da Escrita, a partir das 16h00, vai realizar-se um encontro com os leitores mais pequenos e as suas famílias, com José Fanha, autor de um vasto conjunto de histórias e poemas para a infância e poeta e declamador que participa, de Norte a Sul do país, em milhares de sessões de animação cultural.
A Casa Municipal da Cultura vai acolher também duas propostas para o público infantojuvenil. Das 14h30 às 17h30, o átrio recebe mais um Mercado de Trocas, dedicado a crianças e jovens. Trata-se de uma feira de trocas de livros e brinquedos destinados aos mais jovens, promovida pela Casa da Esquina. A participação no mercado de trocas requer inscrição, através do link https://forms.gle/LGPaZSYybxKV7Wyw7. Já a Sala Polivalente será palco do espetáculo “Lendas de Coimbra”, um evento performativo inspirado no livro mais recente de Alice Cardoso. O espetáculo cruzará diferentes expressões artísticas – conto, dramatização, música, dança e projeção vídeo – com apresentação a cargo da Associação Recortar Palavras, com acompanhamento musical de Vânia Couto e Buga Lopes. Para participar é necessário efetuar inscrição prévia, através do e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.
Todas as iniciativas têm entrada livre, embora algumas estejam sujeitas a inscrição prévia.
O Dia Internacional do Livro Infantil foi criado em 1967 para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que nasceu a 2 de abril de 1805. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens, que pretende ser um incentivo à leitura e celebrar o livro infantil como pilar estruturante do desenvolvimento dos mais jovens.