26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra: Caminhada solidária celebra hoje vida do animal

4 de Outubro 2019

Coimbra comemora hoje (4 de outubro) o Dia Mundial do Animal com uma “Caminhada Patuda Solidária”, que visa apoiar as associações e projetos que tenham em conta o bem estar dos animais. Esta caminhada, que decorre a partir das 18h00, no Parque Verde do Mondego, abre um programa que continua amanhã, no Mercado do Calhabé, e que inclui várias ações de informação e sensibilização e outras iniciativas ligadas ao mundo animal.

Promovido pela União de Freguesias (UF) de Coimbra e pela HolidayPet, este programa pretende chamar a atenção para os cuidados a ter com os animais, abordando não só a questão dos animais de estimação mas também dos restantes.

A caminhada tem um cariz solidário, revertendo o valor da inscrição (cinco “patudas”) para as associações que se associam a esta realização – Milvoz, Agir pelos Animais, Quebrar a Corrente, Coimbra Animal Save e Os Patudos de Condeixa. Trata-se de um evento aberto e acessível a todos, mesmo a pessoas com mobilidade reduzida, que podem fazer-se acompanhar dos seus animais, segundo explicou Sandra Santiago, da HolidayPet, durante a apresentação do evento.

As atividades continuam amanhã, no Mercado do Calhabé, espaço que, como recordou o presidente da UF de Coimbra, João Francisco Campos, continua a aguardar pelas ansiadas obras de reabilitação, que espera se possam iniciar no próximo ano. Manter este espaço com vida e bastante dinâmico é o desejo do autarca e este evento surge também com esse intuito, trazendo as pessoas para este local, numa tarde que será bastante diferente das habituais aí vividas.

Os animais vão estar em destaque durante toda a tarde, com atividades completamente gratuitas e destinadas tanto a crianças como adultos. O programa começa com sessões de filosofia com crianças, com o tema “Amar e respeitar os animais”, em sessões dirigidas uma a crianças dos três aos sete anos (das 15h30 às 16h30) e outra a crianças dos oito aos 10 anos (das 16h30 às 17h30). A partir das 16h00 realizam-se seminários sobre temas ligados aos animais – “Fazer mais pelos animais”, “Recuperação da Fauna Selvagem em Portugal. Trabalho do Cervas” e “Habitas e biodiversidade da região de Coimbra – Reserva Milvoz”.

De acordo com Sandra Santiago, vai estar também no Mercado um representante do projeto “Quebra-Corrente”, um movimento cívico nacional que pretende sensibilizar os cuidadores que tenham animais acorrentados, alertando-os para o seu bem estar. Vão ser promovidas também adoções responsáveis por parte das associações O Corvo e Os Patudos.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM