21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra assinalou 42 anos do Serviço Nacional de Saúde

17 de Setembro 2021

Coimbra assinalou, anteontem, os 42 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com a habitual cerimónia da rega da “Oliveira SNS” no Parque Verde. Promovida pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) e pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), este é um ato simbólico que, cumprindo a promessa feita ao seu fundador António Arnaut, visa “perpetuar a luta pela defesa do SNS”, aquele que era, como sempre dizia, “o seu mais belo poema”.

Os promotores lembram que a “Oliveira SNS” é “o símbolo de resistência e de esperança na vitalidade do SNS, essencial a todos nós, e à concretização do sonho de António Arnaut de ‘construir uma sociedade mais livre, justa e solidária’”. Tratou-se, portanto, de “um momento de homenagem à memória de todos os intervenientes na defesa do SNS e, em especial, aos seus criadores”.

Recorde-se que esta iniciativa foi lançada pela LAHUC, a 15 de setembro de 2009, data em que se assinalaram os 30 anos do SNS. Começou com a plantação e rega da “Oliveira SNS”, cerimónia que contou com a presença e colaboração de António Arnaut e com a parceria da Liga dos Amigos do Hospital dos Covões, entretanto extinta. A partir das comemorações dos 35 anos do SNS, em 2014, a SRCOM associou-se a esta iniciativa.

De referir que António Arnaut, falecido em maio de 2018, marcou sempre presença neste ato, tendo os promotores prometido que tudo fariam para perpetuar este símbolo do SNS. Foi também nesse sentido que, em 2019, por ocasião dos 40 anos do SNS, a LAHUC lançou um movimento cívico a nível nacional, incentivando todos os municípios (do continente e ilhas) a plantarem e a regarem uma “Oliveira SNS”, um projeto que contou com a adesão de cerca de dezena e meia de municípios e que foi entretanto adiado devido à pandemia da covid-19 mas que deseja retomar oportunamente.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM