A Câmara de Coimbra vai assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social, a 20 de outubro, na Casa Municipal da Cultura, com uma mesa-redonda que tem como mote “As consequências do aumento do custo de vida na realidade da pobreza”.
A sessão de abertura, que está a cargo da vereadora da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Ana Cortez Vaz, decorre pelas 14h15, e o evento prolonga-se ao longo da tarde, com o encerramento marcado para às 17h00, momento em que o diretor do Departamento de Habitação e Ação Social da CMC, Francisco Rodrigues, fará um discurso.
A mesa-redonda tem início às 14h30, estando previstos os discursos de Ana Cortez Vaz (que irá fazer uma reflexão sobre o aumento do custo de vida e as respostas sociais na habitação em Coimbra); de Ana Moura e de Paula Marques, do Serviço de Emergência Social da CMC (vão falar sobre os constrangimentos sentidos pelas famílias que procuram o Serviço de Emergência Social e o Rendimento Social de Inserção); de Mafalda Pedrosa, técnica do Centro Distrital de Coimbra – Instituto de Segurança Social (irá explicar as medidas de apoio extraordinário para as famílias economicamente vulneráveis) e de Maria José Vicente, coordenadora nacional da Rede Europeia Anti Pobreza (irá dissertar sobre a importância dos processos participativos no caminho para a inclusão social).
De seguida, às 15h30, “os técnicos das entidades parceiras do Grupo de Trabalho da Rede Social de Coimbra, que contribuíram para a concretização da exposição ´Um Olhar Sobre a Pobreza e a Exclusão Social` – que será apresentada uma hora depois – vão explicar e refletir sobre a metodologia utilizada na criação da mostra, a ´photovoice`, que alia a fotografia à intervenção social, proporcionando um espaço participativo e criativo sobre a realidade que se vivencia no momento”, afirma a autarquia em comunicado de imprensa.
A apresentação da exposição “Um Olhar Sobre a Pobreza e a Exclusão Social” decorre às 16h30. “A mostra reúne fotografias captadas por utentes identificados pelas entidades parceiras que trabalham diretamente com famílias vulneráveis, nomeadamente a Associação Integrar, Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola – CASPAE, Cáritas Diocesana de Coimbra (através do Centro Comunitário de Inserção), Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz – CAPSC, Centro de Acolhimento João Paulo II, Conferências de São Paulo, União de Freguesias de Coimbra e Ana Jovem – Equipa de Intervenção Direta – RAIZ”, completa o Município.
Esta é uma exposição itinerante, que vai estar patente em diversas organizações no concelho de Coimbra, iniciando-se nas escolas, com arranque marcado para o dia 7 de novembro, na Escola Secundária D. Dinis.
“Pretende-se que esta exposição, que vai passar por todas as Escolas sedes de Agrupamento e Escolas não Agrupadas, venha sensibilizar o público escolar para a realidade da pobreza, para a visão dos mais frágeis, para a geografia dos mais vulneráveis e para a importância e necessidade de juntos contribuirmos para uma sociedade mais coesa, do ponto de vista social”, afirmou Ana Cortez Vaz, citada no comunicado.
O programa para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social é organizado no âmbito da Rede Social de Coimbra.