29 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra aposta na gastronomia como motor do turismo

14 de Março 2025

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e o Instituto Politécnico de Coimbra estabeleceram, recentemente, um protocolo para o desenvolvimento do projeto “Coimbra Região Gastronómica”, com duração até final de 2026. A iniciativa pretende promover a gastronomia como um dos principais motores do turismo na região, reforçando a qualificação da comunidade e aumentar a competitividade do setor.

O projeto inclui provas de degustação, visitas guiadas, master classes e formação especializada, com o objetivo de fortalecer os empresários da área. Além disso, prevê a realização de eventos de promoção, feiras gastronómicas e ações de sensibilização junto da população e dos turistas.

A capacitação de profissionais será um dos pilares fundamentais, garantindo uma maior qualificação e inovação na oferta gastronómica local.

“Lançamos o desafio de celebrar os sabores da nossa terra, de valorizar a nossa identidade e transformar a região de Coimbra num destino gastronómico e vínico de excelência”, afirmou o vice-presidente da CIM Região de Coimbra, Luís Paulo Costa, que destacou a importância da iniciativa para a identidade e tradições locais.

O projeto pretende dar maior destaque a produtos endógenos da região, como o leitão da Bairrada, o cabrito, a lampreia, o queijo do rabaçal e os vinhos do Dão, estabelecendo assim uma forte ligação entre produtores, empresários, restauração, hotelaria e população.

O “Coimbra Região Gastronómica” conta com um investimento de cerca de 574 mil euros, financiado pela Turismo de Portugal (70%) e pela Comunidade Intermunicipal.

Observatório Gastronómico será criado até 2026

Até ao final de 2026, vão ser criados um Observatório Gastronómico da região e uma Carta Gastronómica.

O Observatório Gastronómico, primeiro no país, será responsável pela recolha e análise de dados sobre os hábitos de consumo, impacto económico e tendências do setor, permitindo um acompanhamento contínuo e estratégias de melhoria para a oferta gastronómica local.

“Poderá ser um espaço fundamental na estruturação dos produtos e serviços gastronómicos, garantindo aos produtores e operadores a defesa do que produzem na criação de uma espécie de região DOC [Denominação de Origem Controlada]”, sublinhou Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra.

Já a Carta Gastronómica será um documento orientador, reunindo as principais tradições culinárias da região, receitas típicas e diretrizes para a preservação e inovação da gastronomia local.

Além disso, será implementado um programa de educação e capacitação turística, além de um camião “Tast Coimbra Region” para divulgar o projeto, levando os sabores da região a diferentes pontos do país e do estrangeiro.

Edição de 2025

De 14 a 16 de novembro realiza-se uma nova edição do “Coimbra Região Gastronómica”. Após o sucesso do último evento, que reuniu cerca de 50 chefs e mais de 40 produtores dos 19 municípios da região, atraindo mais de cinco mil visitantes, a organização espera duplicar o número de visitas este ano e que tenha um grande sucesso. A iniciativa decorre no Convento São Francisco, em Coimbra, e é de entrada gratuita, tendo algumas atividades programadas sujeitas a pagamento.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM