O Município de Coimbra vai atribuir um apoio pontual de 60 mil euros para a realização do Prémio Estação Imagem Coimbra 2022, que se concretiza pelo quinto ano consecutivo.
O evento, organizado pela autarquia conimbricense e pela associação Estação Imagem, vai decorrer de 13 de setembro a 6 de novembro. Este ano, a iniciativa vai contar com o apoio financeiro, no valor de cinco mil euros, da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal.
A iniciativa vai trazer a Coimbra cinco exposições de fotojornalismo, distribuídas por espaços emblemáticos da cidade, mais concretamente pela Sala da Cidade dos Paços do Concelho, o Edifício Chiado do Museu Municipal de Coimbra, a Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura, o Teatro Académico Gil Vicente e a Galeria Pedro Olayo (filho) do Convento de São Francisco. O evento vai ainda integrar um prémio de fotojornalismo, a atribuição de uma bolsa, exposições, exibição de documentários, aulas abertas, conferências e visitas comentadas a todas as exposições.
Para esta edição, o júri é constituído por personalidades reconhecidas internacionalmente no meio do fotojornalismo. O editor de fotografia do The New York Times, David Furst (presidente do júri), Daniel Berehulak, colaborador regular do The New York Times e reconhecido com dois prémios Pulitzer, Newsha Tavakolian, que já trabalhou para as revistas Time, The New York Times, Le Figaro e National Geographic, tendo cofundado, em 2011, o coletivo de fotografia feminina Rawiya do qual é membro.