16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra afirma-se como “capital” da Banda Desenhada

6 de Março 2020

A cidade de Coimbra volta a afirmar-se como a “capital” da Banda Desenhada. A Coimbra BD – Mostra Nacional abriu ontem, na Casa Municipal da Cultura, onde se vai manter até domingo, com um programa diversificado e de entrada livre que promete conquistar os muitos apreciadores desta forma de arte.

Exposições, cinema, workshops, conferências, apresentação de livros, jogos de tabuleiro, sessões de desenho ao vivo e o habitual concurso de cosplay são algumas das atrações deste evento que conta com a presença de 12 autores nacionais e um internacional, de editores e livreiros especializados na comercialização da nona arte. Este vasto universo da criação artística está representada em Coimbra pelo internacional Carlo Ambrosini e pelos portugueses Álvaro Santos, André Oliveira, Bernardo Majer, Carlos Zíngaro, Fernando Dordio, Filipe Abranches, Luís Louro, Mário Freitas, Miguel Jorge, Paulo Monteiro, Pedro Cruz e Zé Burnay.

Promovida pela Câmara de Coimbra, a mostra aposta num programa que reúne o que “de melhor se cria ao nível desta temática em Portugal e também a nível internacional, procurando atingir públicos diversos, desde o infantojuvenil, às famílias e a todos aqueles que, de diferentes faixas etárias, cultivam o gosto por esta expressão artística”. Segundo a autarquia, é também uma realização que “mobiliza cada vez mais entusiastas, o que se tem traduzido pela fidelização do público à iniciativa”.

A mostra abre às 10h00 e encerra às 22h00, com a exceção de domingo, em que fecha às 18h00. Do vasto programa, destaque hoje para as visitas guiadas ao certame, a partir das 19h00, e para a exibição de “O Filme de Bruno Aleixo”, às 21h00, na Sala Polivalente, numa sessão que conta com a presença do realizador João Moreira. Amanhã e domingo, durante a manhã, serão exibidos filmes destinados ao público infantil e famílias, sendo de destacar a rubrica “Filminhos Infantis à Solta pelo País”.

Amanhã, às 15h30, vai realizar-se ainda, entre outras iniciativas, o habitual desfile e concurso de Cosplay, na Sala Polivalente, que este ano traz consigo duas novas ações associadas – os “Talentos do Cosplay – Concerto de princesa Disney”, com Ana Costa, às 17h30, e a iniciativa “Q & A com Cosplayers”, na qual os cosplayers responderão a perguntas do público sobre os seus figurinos e personagens, às 18h00.

Esta quinta edição da Coimbra BD conta com a colaboração da “Dr. Kartoon” (Livraria Especializada em Banda Desenhada), “Comic Heart”, “25 APRIL PT LAB”, “Pop Team Coimbra” e “Café MAIS Geek”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM