18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra acolhe Encontro Internacional das Indústrias Criativas em outubro

28 de Abril 2023

Coimbra vai acolher, em outubro, um Encontro Internacional das Indústrias Criativas – “Música, Artes, Tecnologia e Educação (MATE), que tem na música o seu foco principal e conta com a Espanha e a Grécia como países parceiros.

“O MATE pretende ser um encontro internacional de profissionais criativos, empreendedores, artistas, marcas, serviços, indústrias criativas, sempre com o fator agregador da música. Nesta miscelânea de várias e até improváveis alianças, vamos produzir algo único na Europa”, destacou o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, Emílio Torrão.

A primeira edição do MATE Europe – Música, Artes, Tecnologia e Educação vai decorrer em Coimbra de 20 a 24 de outubro, contando o projeto com extensões a Tessalónica, na Grécia, e a Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha.

O evento incluirá palestras, conferências, lançamento de livros, ‘workshops’, mentorias, concertos, entre outras iniciativas.

Co-financiado pelo Programa Europa Criativa, com cerca de 200 mil euros, o MATE Europe é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), tendo como parceiros a Associação Cultural Sem Fins Lucrativos Jazz ao Centro Clube (sediada em Coimbra) e as empresas Nordesía (sediada em Santiago de Compostela, Galiza, Espanha) e Principal Pro (de Tessalónica, Grécia).

“Este é um projeto que representa um salto qualitativo, em frente ou mais acima, àquilo que temos vindo a fazer há alguns anos a esta parte e que começou com o Coimbra Região de Cultura. É uma oportunidade única de dar o salto qualitativo, para uma perspetiva mais ambiciosa, para trabalharmos a economia criativa, a cultura criativa, a cultura como fator gerador de vários ‘inputs’ no território”, sustentou Emílio Torrão.

Criado em 2016 no Brasil, por Eron Quintiliano, produtor e gestor da indústria musical e criativa residente em Portugal desde 2019, o MATE Brasil teve quatro edições até à sua atual internacionalização. O evento passou por cidades como Porto Alegre e São Paulo e contou com milhares de participantes.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM