A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na segunda feira, três propostas para abertura de candidaturas ao apoio financeiro municipal à atividade cultural, seja pontual, permanente ou à gestão de equipamentos culturais municipais.
O financiamento da autarquia visa, assim, continuar a apoiar iniciativas e projetos culturais específicos, mas também apoiar o desenvolvimento de atividades culturais, com caráter regular e continuado, previstas nos planos de atividades, contribuindo para manter o grande dinamismo dos agentes culturais no Município.
Os agentes culturais interessados em candidatar-se ao apoio ao associativismo cultural para atividade pontual devem apresentar as suas iniciativas ou projetos entre as 9h00 do dia 17 de janeiro e as 17h00 do dia 30 de setembro de 2022, sendo que a candidatura deve ser efetuada com um mínimo de 45 dias de antecedência relativamente à data da iniciativa ou do projeto para o qual é solicitado o apoio.
No dia 17 abrem, também, as candidaturas ao apoio financeiro municipal ao associativismo cultural para atividade permanente dirigidas, por convite, às entidades gestoras do Pavilhão Centro de Portugal (Orquestra Clássica do Centro) e Centro de Artes Visuais (Encontros de Fotografia – Associação Cultural e Recreativa), uma vez que para a Oficina Municipal do Teatro e para o Teatro da Cerca de São Bernardo já existem projetos aprovados até 2023, pelo O Teatrão e A Escola da Noite, respetivamente. Estas entidades podem apresentar, até 1 de abril de 2022, os seus projetos para um, dois ou três anos.
Já as candidaturas ao apoio financeiro municipal para atividade permanente, para o associativismo cultural geral, podem ser apresentadas entre as 9h00 do dia 7 de março e as 17h00 do dia 8 de abril de 2022.
As candidaturas aos apoios financeiros municipais são dirigidas aos agentes culturais legalmente constituídos, com finalidade não lucrativa, que prossigam fins de interesse municipal em Coimbra e estejam inscritos no Registo Municipal de Agentes Culturais. As candidaturas aos diversos apoios, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, devem ser submetidas através da plataforma informática disponibilizada pela autarquia e acompanhadas por um conjunto de documentos elencados nos avisos de abertura de candidaturas. Serão, depois, analisadas, validadas e avaliadas pelos serviços municipais, segundo os critérios estabelecidos nos respetivos avisos, que são idênticos aos anos anteriores.