23 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Clube da Natureza e Património de Assafarge debate qualidade do ar em Coimbra

11 de Fevereiro 2022

O Clube da Natureza e Património de Assafarge, a mais recente secção do Centro Desportivo e Recreativo Popular de Assafarge (CDRPA), vai promover, a 19 de fevereiro, a partir das 17h00, uma sessão sobre a qualidade do ar no concelho de Coimbra, intitulada “Os ares de Coimbra: melhores nas aldeias ou nas cidades?”. Este evento, que vai decorrer no salão do CDRPA, abre um ciclo de sessões informativas, seguidas de debate participativo, que o Clube vai realizar.

Aberto a toda a comunidade do concelho de Coimbra, este ciclo pretende dar a conhecer o estado do ambiente em que se vive, nomeadamente a qualidade do ar que se respira e da água que se consome mas também dos solos, onde crescem alimentos e habitam as várias espécies da flora e fauna silvestre.

Este ciclo pretende, como explica Cristina Seabra, bióloga e uma das responsáveis pelo clube, “envolver os residentes, autarcas locais, profissionais, voluntários e especialistas de diferentes áreas do conhecimento, no sentido de compreender que problemas e desafios se colocam no que respeita à conservação da natureza, da qualidade ambiental e da saúde humana, em cenário de (pós) pandemia, alterações climáticas e pressão sobre a terra e a biodiversidade”.

A bióloga lembra que “o nosso presente e o futuro dos nossos descendentes dependem das políticas locais, regionais e nacionais, mas também das nossas decisões, escolhas e comportamentos individuais, enquanto parte de uma comunidade que se deseja saudável e próspera”.

Esta primeira sessão conta com a participação de Ana Ferreira, docente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, e de Oxana Tchepel, investigadora e docente do Departamento de Engenharia Civil (Ambiente) da Universidade de Coimbra.

A composição natural do ar que se respira, os diversos tipos de poluentes que podem estar presentes na rua ou no interior das habitações e nas próprias escolas são alguns dos temas a abordar neste encontro. Serão, também, divulgados os resultados de estudos de medições e monitorização da qualidade do ar em Coimbra e as causas e riscos da poluição do ar para a saúde dos cidadãos. O debate analisará, ainda, o que “poderemos fazer para melhorar a qualidade do ar em nossas casas, da nossa rua ou bairro”, adianta Cristina Seabra.

“Faremos uma reflexão sobre as transformações ambientais e paisagísticas nas aldeias de Coimbra desde a década de 1970 e, em particular, nas últimas três décadas”, explica a bióloga, acrescentando que serão revelados também “segredos sobre seres vivos, cuja presença na zona onde residimos é indicadora da boa qualidade do ar e, por isso, deve ser preservada”.

Tendo em conta o momento atual que se vive devido à pandemia, o Clube da Natureza e Património de Assafarge assegura que serão acauteladas todas as medidas de proteção, sendo obrigatório uso de máscara. Convida todos a participarem neste debate e a contribuírem “com soluções e ideias para criar bom ambiente”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM