18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Circo Medieval anima domingo Bairro Norton de Matos

26 de Julho 2019

O Bairro Norton de Matos vai receber, no domingo, visitantes inesperados. O Circo Medieval vai instalar-se na Praça Infante D. Henrique para uma noite repleta de surpresas, onde não vai faltar a animação típica da época medieval, com os saltimbancos e muita arte improvisada a apresentarem-se na praça pública.

Promovido pela Fundação Inatel em Coimbra, este evento marca o encerramento do programa das Noites de Verão, promovido durante este mês pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais com o intuito de estimular a cultura e assegurar momentos de animação e convívio que convidem a população a sair à rua nestas agradáveis noites de verão.

Pioneiro em Coimbra, o Circo Medieval vai recriar, a partir das 22h00, esses eventos que tanta tradição tinham na época. De acordo com o diretor da Fundação Inatel em Coimbra, Bruno Paixão, o espetáculo é recriado Viv’Arte e vai envolver cerca de 12 atores que, vestidos a rigor, vão reviver o tempo em que era habitual os artistas irem “de terra em terra, nas suas carroças, montar arraiais e apresentar os seus espetáculos”. Malabaristas, palhaços, acrobatas, ilusionistas e cuspidores de fogo eram presença habitual nestes eventos que conquistavam a população, juntando aldeias inteiras.

É uma réplica desses circos que os atores da Viv’Arte vão apresentar no Bairro Norton de Matos. “Vão montar arraiais no Bairro para uma noite de grande animação”, assegura Bruno Paixão, convidando a cidade a juntar-se a esta noite de festa que aposta numa temática que sempre foi muito acarinhada pelo Inatel. O atual diretor recorda que a primeira Feira Medieval do país foi feita em Coimbra, já lá vão 27 anos, tendo como grande mentor João Fernandes, que durante muitos anos foi delegado do Inatel na cidade. “É importante referir isto para que se perceba que esta ambiência medieval está no ADN da Fundação Inatel. Desta vez, não pretendemos fazer uma Feira Medieval mas pretendemos fazer uma alusão medieval, através de um evento inovador e pioneiro. Vai ser um espetáculo bonito e convidamos toda a cidade a associar-se”, convida.

O circo marca o culminar de um mês de grande festa no Bairro Norton de Matos. Mas, antes deste espetáculo, as Noites de Verão asseguram ainda mais duas noites de muita animação e convívio. Hoje, a partir das 21h30, celebra-se a Noite dos Avós, animada pelo Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC). Amanhã, a partir das 22h00, atua uma jovem da Freguesia, Beatriz Villar, acompanhada por João Fuss.

Inatel aproxima cultura das populações

Levar a cultura a todo o distrito, promovendo eventos em todo o território, tem sido uma das preocupações da Fundação Inatel em Coimbra. O diretor, Bruno Paixão, destaca a “excelente relação” que existe com as autarquias, juntas e coletividades, o que tem permitido “realizar as mais diversas atividades um pouco por todo o território”.

Têm sido realizadas já várias iniciativas mas, até ao final do ano, estão muitas mais planeadas, sendo intenção do diretor realizar eventos “em todos os concelhos do Distrito e também nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”.

Em Coimbra, Bruno Paixão destaca os eventos realizados em parceria com a Junta de Santo António dos Olivais, União de Freguesias (UF) de Coimbra e UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. Adianta também que “estão a ser planeadas vários” com a UF de Souselas e Botão.

Até lá decorre já este domingo o Circo Medieval no Bairro Norton de Matos e, de hoje a domingo, realiza-se também o evento “Inatel na Rua”, promovido em parceria com a Câmara de Coimbra, com o apoio da UF de Coimbra, Turismo Centro de Portugal e Cáritas. O programa decorre ao longo dos três dias no centro histórico, Praça 8 de Maio e Terreiro da Erva e inclui vários eventos de animação de rua, concertos e jogos tradicionais.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM