16 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cinema ao ar livre convida a desfrutar da Sereia

6 de Setembro 2019

O Jardim da Sereia vai transformar-se, hoje e amanhã (6 e 7 de setembro), numa sala de cinema ao ar livre. A União de Freguesias (UF) de Coimbra continua apostada em dinamizar aquele espaço da cidade e quer ter cada vez mais famílias a usufruírem deste recanto natural e belo que a cidade oferece e que esteve, durante muitos anos, um pouco abandonado.

O presidente da UF, João Francisco Campos, orgulha-se de ver hoje o Jardim da Sereia mais cuidado e atrativo, reunindo as condições de segurança que podem voltar a colocá-lo num dos locais de eleição de população e visitantes. Recorda que este belo jardim faz parte das memórias de muitas e muitas gerações, que aí brincaram, cresceram e conviveram, e espera contribuir agora, com as várias realizações que o executivo por si liderado tem vindo a desenvolver nesta área, para que volte a fazer parte dos roteiros e dos hábitos de quem gosta de passear e desfrutar dos jardins da cidade.

Jardim da Sereia

O ciclo de cinema abre hoje, às 21h00, com a exibição de “Pedro e Inês”, um filme que, como frisou o autarca, “tanta ligação tem à história de Coimbra”. Continua na noite de amanhã, à mesma hora, com uma película bem conhecida, “Assim Nasce Uma Estrela”, um filme de Hollywood que esteve ainda não há muito tempo nas salas de cinema e cujas músicas se tornaram um sucesso.

A projeção vai ser feita num ecrã profissional, que será instalado junto à fonte, ficando a assistência no amplo recinto da entrada do jardim. Nestas noites de cinema ao ar livre, de acesso gratuito a todos, não vão faltar também as sempre apetecíveis pipocas.

“Esta é uma iniciativa pensada para as famílias de Coimbra. É um projeto novo da UF, algo que nunca tínhamos feito e que consideramos importante para podermos trazer as famílias à Sereia à noite, com segurança, para verem a beleza noturna, passearem e aproveitarem para assistirem a estes dois filmes atuais”, convida o autarca.

A UF de Coimbra tem mantido um programa muito dinâmico ao longo do ano e, tratando-se de uma área que congrega as quatro freguesias extintas – Almedina, São Bartolomeu, Santa Cruz e Sé Nova –, tem apostado na descentralização, procurando, através da realização de eventos diversificados, atrair as pessoas a todos os locais da UF. João Francisco Campos sublinha que este dinamismo só é possível graças às parcerias estabelecidas com muitas entidades da cidade e espera que esta união se mantenha, traduzindo-se em bons frutos para todos.

Até ao final do ano, estão previstas ainda várias iniciativas, sendo de destacar, já no domingo, uma sessão de cinema mudo, no Museu Nacional Machado de Castro, promovida pela Fundação Inatel em Coimbra. No fim de semana seguinte, 14 e 15, o Jardim da Sereia vai acolher também o evento “Reviver”, que vai conduzir os visitantes ao século XIX; e no dia 22 a UF realiza um passeio para os seniores, que vai contar com a participação de cerca de 250 pessoas. Para outubro está previsto um desfile de moda no Terreiro da Erva e a Corrida dos Parques, que irá percorrer os vários parques existentes no território desta UF. É também nesse mês que arrancam as celebrações dos 900 anos de Almedina, que se prolongarão por um ano. Em dezembro, o Mercado de Natal regressa à Praça Heróis do Ultramar, depois do grande sucesso que esta realização, promovida conjuntamente com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, teve em 2018. A UF de Coimbra anuncia ainda que está a trabalhar no sentido de realizar, já em 2020, outro evento pioneiro, que designará Jardim da Páscoa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM