23 de Abril de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cinco concelhos da Região de Coimbra contam com 845 mil euros para cultura

12 de Fevereiro 2021

Os municípios de Góis, Oliveira do Hospital, Mealhada, Mortágua e Penacova, todos em território da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, foram contemplados com um apoio global da 845 mil euros para três projetos aprovados no âmbito da Programação Cultural em Rede.

O Município de Penacova explica, em nota divulgada, que foram aprovadas três candidaturas – “Marcos históricos – Invasões francesas: a encruzilhada do Bussaco” (Penacova, Mealhada e Mortágua), “Viver os rios: Um património que nos une” (Penacova, Góis e Oliveira do Hospital) e “Noites de verão: Praças (com)vida – cultura, património e animação” (Penacova, Mealhada e Mortágua).

A Programação Cultural em Rede é um fundo extraordinário de apoio à cultura em tempo de pandemia da covid-19, com que a União Europeia financia a 100 por cento iniciativas realizadas por municípios ou comunidades intermunicipais, envolvendo entidades privadas e agentes culturais.

Os orçamentos dos referidos projetos intermunicipais ascendem a 844.761,58 euros.

De acordo com o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, “o programa das candidaturas proposto prevê a realização de itinerâncias entre os municípios, num total de 89 eventos distribuídos por várias áreas artísticas, designadamente teatro, música, exposições, ‘workshops’, arte de rua e projetos multidisciplinares, entre outros”.

Oitenta por cento das ações irão decorrer ao ar livre e em espaços verdes, “potenciando o património natural da região”, devendo os restantes eventos ser dirigidos à valorização do património cultural e paisagístico.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM