21 de Setembro de 2023 | Coimbra
PUBLICIDADE

CIM Região de Coimbra recolhe contributos para desenvolvimento territorial

12 de Março 2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra já aprovou a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT) 2021-2027, tendo iniciado a auscultação pública para recolha de contributos. O documento pode ser consultado no site da CIM Região de Coimbra e os contributos devem ser enviados por email (geral@cim-regiaodecoimbra.pt), até 18 de março.

Este processo foi iniciado em 2019, no âmbito da preparação do novo ciclo de financiamentos comunitários e tendo em vista o reforço das competências, na promoção da competitividade e na coesão territorial, com o objetivo de melhorar o nível das populações. A pandemia veio, contudo, obrigar a um profundo trabalho de reflexão dos seus impactos na definição da estratégia de desenvolvimento no horizonte do próximo quadro comunitário, o que naturalmente resultou na necessidade de adaptação da estratégia ao contexto atual.

O documento, que se encontra alinhado com as prioridades definidas pela Comissão Europeia, com a Estratégia Portugal 2030 e com a Visão Estratégia Centro 2030 recentemente concluídos, tem como objetivo principal tornar a Região de Coimbra exemplar no ambiente, pioneira e líder na inovação e comprometida na valorização do potencial endógeno, mobilidade e direitos sociais.

A Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Região de Coimbra 2021-2027 foi elaborada com a assessoria do Instituto Pedro Nunes (IPN), depois de auscultados os responsáveis políticos e técnicos dos 19 municípios e da recolha dos seus contributos, não só sobre o que correu bem e menos bem no Portugal 2020 e na EIDT CIM-RC 2014-2020, mas sobretudo sobre a visão, objetivos e propostas de ações que têm para o desenvolvimento da Região no horizonte 2021-2027.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM