27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CIM Região de Coimbra quer garantir transporte público para todos

30 de Julho 2021

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por unanimidade, o lançamento do concurso público internacional para a concessão do Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros na Região de Coimbra.

“Com esta concessão queremos garantir o transporte público para toda a população da Região de Coimbra, desde os territórios mais urbanos, aos de baixa densidade. O novo concessionário terá de garantir mais linhas, novos horários, maior qualidade e eficiência ambiental nas frotas e assegurar a compatibilização com o sistema de bilhética intermodal”, realça o secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito.

A rede colocada a concurso apresenta uma extensão total máxima de aproximadamente 7,9 milhões de quilómetros anuais, tendo por base a rede atual, nas suas diversas vertentes, com um conjunto de ajustamentos estruturais e cirúrgicos, com o objetivo de melhorar a eficiência e eficiência do transporte público.

A concessão terá a duração de cinco anos, prorrogáveis até um período máximo de dois anos, prevendo, ainda, um período de transição de seis meses, quer no início quer no final do contrato.

A este procedimento concursal corresponde uma despensa pública máxima de cerca de 22 milhões de euros suportados pelos municípios da CIM Região de Coimbra ao longo de toda a concessão, sendo o valor económico da concessão estimado em cerca 15 milhões de euros anuais, de acordo com os estudos de avaliação económico-financeira efetuados.

Relativamente à frota a utilizar pelo futuro concessionário, a CIM Região de Coimbra estabeleceu requisitos que protejam o meio ambiente, nomeadamente a idade máxima e média da frota e a classe de emissões poluentes dos veículos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM