25 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

CIM Região de Coimbra analisa soluções para combater fogos e vespa velutina

5 de Novembro 2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reuniu, na semana passada, para discutir o novo diploma legal que estabelece o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e para articular, conjuntamente, o início da implementação do projeto “Deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa Velutina” neste território.

Participaram nesta reunião, que decorreu na sede da CIM, em Coimbra, representantes dos Gabinetes Técnicos Florestais e Serviços Municipais de Proteção Civil da Região de Coimbra e a diretora Regional do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Fátima Reis. Este encontro teve como objetivo “apresentar, discutir e aprofundar o conhecimento das alterações introduzidas pelo novo diploma legal no trabalho diário efetuado pelos Gabinetes Técnicos Florestais e Serviços Municipais de Proteção Civil”, refere a CIM da Região de Coimbra, destacando também a importância do projeto que visa o combate à vespa velutina, recentemente aprovado pelo POSEUR e que tem como finalidade “contribuir para o reforço da capacitação dos municípios, instalação e monitorização de uma rede de armadilhas, promoção e divulgação de boas práticas e o aumento do conhecimento atualmente existente sobre esta espécie”.

A reunião foi promovida pelo Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, estrutura criada com o apoio do Fundo Florestal Permanente, e que contribui para o funcionamento integrado dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais.

***

Região de Coimbra candidata a prémio do Conselho da Europa

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, através dos seus municípios, é candidata ao “Prémio da Paisagem do Conselho da Europa”, que visa sensibilizar a sociedade para a importância das paisagens e para as mudanças que nelas vão ocorrendo.

A CIM Região de Coimbra desafiou os municípios para escolherem a melhor paisagem em cada um dos territórios, estando agora em votação, na página de facebook (cimregiaodecoimbra), as fotografias que representam a diversidade do território, o seu valor e importância.

As fotografias mais votadas serão submetidas na candidatura a ser apresentada ao Secretariado-Geral do Conselho da Europa.

“O objetivo deste prémio passa por sensibilizar as pessoas para a importância das paisagens, no desenvolvimento humano, na consolidação da identidade europeia e no bem-estar das pessoas e na sociedade, em geral, promovendo a participação pública no processo de tomada de decisão sobre as políticas da paisagem”, refere a CIM da Região de Coimbra.

Promovidos pelo Conselho da Europa, o “Prémio da Paisagem do Conselho da Europa” e as menções honrosas são distribuídos a cada dois anos e constituem importantes fontes de inspiração para o desenvolvimento de outros projetos e adoção de boas práticas no âmbito da valorização da paisagem.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM